Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE: O MECANISMO DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA PIAUÍ

Palavra-chaves: DOCENTE, PRÁTICA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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A cada dia as relações professor-aluno parecem se tornar mais complexas, exigindo dos profissionais da educação grande dedicação para que estas interações tornem-se mais satisfatórias possíveis. O presente trabalho teve como objetivo realizar entrevistas com professores de ciências e biologia, de escolas da rede pública do município de Parnaíba Piauí, com a finalidade de observar e discutir a prática pedagógica desses profissionais da educação de base, assim como analisar os mecanismos avaliativos desenvolvidos pelos mesmo nas intuições estudadas. A pesquisa foi desenvolvida com professores do 6º ao 9º ano, e do ensino médio do 1º ao 3º ano. Foram realizadas entrevistas com professores da rede pública de ensino do município de Parnaíba Piauí, sendo instituições de nível fundamental e médio. Inicialmente foi explicado para os docentes o objetivo da pesquisa e realizada uma conversa informal com os mesmos, com a finalidade conquistar a confiança e demostrar a sensatez do trabalho, sempre anotando algumas informações ao longo desse diálogo, logo após foi aplicado um questionário semi-estuturado contendo oito questões abertas, relacionadas a prática docente e métodos avaliativos empregados. Os docentes entrevistados tinham entre três e nove anos de carreira na educação básica. Buscando um maior entendimento acerca de qual forma os docentes utilizam apara avaliar os discentes, lançamos o seguinte questionamento: Quais as formas que você utiliza para avaliar os alunos? A resposta mais recorrente, sendo citada por quatro respondentes (66,7%), girava em torno de Tarefas, participação, diálogos, debates, trabalhos avaliativos, provas e seminários, seguida de dois (33,3%) que afirmaram utilizar prova escrita e participação nas aulas como principal forma avaliativa. Pode-se afirmar que a docência é um caminho árduo e compensador no qual para que o docente seja bem sucedido é necessário que os alunos consigam absorver o máximo de conhecimento possível, e para que isso aconteça é preciso que o professor disponha de uma série de aparatos que subsidiam o ato de ensinar. No entanto para este processo ser bem sucedido e indispensável que o mesmo observe a particularidade de cada discente procurando mecanismos para contornar as mais diferentes dificuldades de cada um. A avaliação quantitativa é de grande importância para que o professor possa repensar suas práticas docentes, sabendo que para o ensino alcance seus objetivos é preciso que haja uma interação entre o corpo docente da instituição, os discentes e as famílias, com a finalidade do desenvolvimento de uma educação eficaz.Na atualidade a performance dos profissionais da educação vem passando por uma série de modificações no que diz respeito principalmente as práticas docentes den" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DOCENTE, PRÁTICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5645_11092017193914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLISON FONTENELE SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "DARLISON FONTEN" "autor_email" => "darlisonfontenele@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38285 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2264 "inscrito_id" => 5645 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: O MECANISMO DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA PIAUÍ" "resumo" => "Na atualidade a performance dos profissionais da educação vem passando por uma série de modificações no que diz respeito principalmente as práticas docentes dentro da sala de aula, mudanças cujo o objetivo principal é satisfazer as demandas dos discentes. 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Pode-se afirmar que a docência é um caminho árduo e compensador no qual para que o docente seja bem sucedido é necessário que os alunos consigam absorver o máximo de conhecimento possível, e para que isso aconteça é preciso que o professor disponha de uma série de aparatos que subsidiam o ato de ensinar. No entanto para este processo ser bem sucedido e indispensável que o mesmo observe a particularidade de cada discente procurando mecanismos para contornar as mais diferentes dificuldades de cada um. A avaliação quantitativa é de grande importância para que o professor possa repensar suas práticas docentes, sabendo que para o ensino alcance seus objetivos é preciso que haja uma interação entre o corpo docente da instituição, os discentes e as famílias, com a finalidade do desenvolvimento de uma educação eficaz.Na atualidade a performance dos profissionais da educação vem passando por uma série de modificações no que diz respeito principalmente as práticas docentes den" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DOCENTE, PRÁTICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5645_11092017193914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLISON FONTENELE SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "DARLISON FONTEN" "autor_email" => "darlisonfontenele@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na atualidade a performance dos profissionais da educação vem passando por uma série de modificações no que diz respeito principalmente as práticas docentes dentro da sala de aula, mudanças cujo o objetivo principal é satisfazer as demandas dos discentes. A cada dia as relações professor-aluno parecem se tornar mais complexas, exigindo dos profissionais da educação grande dedicação para que estas interações tornem-se mais satisfatórias possíveis. O presente trabalho teve como objetivo realizar entrevistas com professores de ciências e biologia, de escolas da rede pública do município de Parnaíba Piauí, com a finalidade de observar e discutir a prática pedagógica desses profissionais da educação de base, assim como analisar os mecanismos avaliativos desenvolvidos pelos mesmo nas intuições estudadas. A pesquisa foi desenvolvida com professores do 6º ao 9º ano, e do ensino médio do 1º ao 3º ano. Foram realizadas entrevistas com professores da rede pública de ensino do município de Parnaíba Piauí, sendo instituições de nível fundamental e médio. Inicialmente foi explicado para os docentes o objetivo da pesquisa e realizada uma conversa informal com os mesmos, com a finalidade conquistar a confiança e demostrar a sensatez do trabalho, sempre anotando algumas informações ao longo desse diálogo, logo após foi aplicado um questionário semi-estuturado contendo oito questões abertas, relacionadas a prática docente e métodos avaliativos empregados. Os docentes entrevistados tinham entre três e nove anos de carreira na educação básica. Buscando um maior entendimento acerca de qual forma os docentes utilizam apara avaliar os discentes, lançamos o seguinte questionamento: Quais as formas que você utiliza para avaliar os alunos? A resposta mais recorrente, sendo citada por quatro respondentes (66,7%), girava em torno de Tarefas, participação, diálogos, debates, trabalhos avaliativos, provas e seminários, seguida de dois (33,3%) que afirmaram utilizar prova escrita e participação nas aulas como principal forma avaliativa. Pode-se afirmar que a docência é um caminho árduo e compensador no qual para que o docente seja bem sucedido é necessário que os alunos consigam absorver o máximo de conhecimento possível, e para que isso aconteça é preciso que o professor disponha de uma série de aparatos que subsidiam o ato de ensinar. No entanto para este processo ser bem sucedido e indispensável que o mesmo observe a particularidade de cada discente procurando mecanismos para contornar as mais diferentes dificuldades de cada um. A avaliação quantitativa é de grande importância para que o professor possa repensar suas práticas docentes, sabendo que para o ensino alcance seus objetivos é preciso que haja uma interação entre o corpo docente da instituição, os discentes e as famílias, com a finalidade do desenvolvimento de uma educação eficaz.

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