Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRÁTICA DOCENTE: O MECANISMO DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA PIAUÍ

Palavra-chaves: DOCENTE, PRÁTICA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Na atualidade a performance dos profissionais da educação vem passando por uma série de modificações no que diz respeito principalmente as práticas docentes dentro da sala de aula, mudanças cujo o objetivo principal é satisfazer as demandas dos discentes. A cada dia as relações professor-aluno parecem se tornar mais complexas, exigindo dos profissionais da educação grande dedicação para que estas interações tornem-se mais satisfatórias possíveis. O presente trabalho teve como objetivo realizar entrevistas com professores de ciências e biologia, de escolas da rede pública do município de Parnaíba Piauí, com a finalidade de observar e discutir a prática pedagógica desses profissionais da educação de base, assim como analisar os mecanismos avaliativos desenvolvidos pelos mesmo nas intuições estudadas. A pesquisa foi desenvolvida com professores do 6º ao 9º ano, e do ensino médio do 1º ao 3º ano. Foram realizadas entrevistas com professores da rede pública de ensino do município de Parnaíba Piauí, sendo instituições de nível fundamental e médio. Inicialmente foi explicado para os docentes o objetivo da pesquisa e realizada uma conversa informal com os mesmos, com a finalidade conquistar a confiança e demostrar a sensatez do trabalho, sempre anotando algumas informações ao longo desse diálogo, logo após foi aplicado um questionário semi-estuturado contendo oito questões abertas, relacionadas a prática docente e métodos avaliativos empregados. Os docentes entrevistados tinham entre três e nove anos de carreira na educação básica. Buscando um maior entendimento acerca de qual forma os docentes utilizam apara avaliar os discentes, lançamos o seguinte questionamento: Quais as formas que você utiliza para avaliar os alunos? A resposta mais recorrente, sendo citada por quatro respondentes (66,7%), girava em torno de Tarefas, participação, diálogos, debates, trabalhos avaliativos, provas e seminários, seguida de dois (33,3%) que afirmaram utilizar prova escrita e participação nas aulas como principal forma avaliativa. Pode-se afirmar que a docência é um caminho árduo e compensador no qual para que o docente seja bem sucedido é necessário que os alunos consigam absorver o máximo de conhecimento possível, e para que isso aconteça é preciso que o professor disponha de uma série de aparatos que subsidiam o ato de ensinar. No entanto para este processo ser bem sucedido e indispensável que o mesmo observe a particularidade de cada discente procurando mecanismos para contornar as mais diferentes dificuldades de cada um. A avaliação quantitativa é de grande importância para que o professor possa repensar suas práticas docentes, sabendo que para o ensino alcance seus objetivos é preciso que haja uma interação entre o corpo docente da instituição, os discentes e as famílias, com a finalidade do desenvolvimento de uma educação eficaz.

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