UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38791 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4951 "inscrito_id" => 9898 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Desde os primórdios da humanidade, aprendizado e evolução encontram-se diretamente relacionados à capacidade do homem para interagir com a realidade na qual está inserido. Inicialmente o ser humano lidava com animais e pessoas próximas. Com o passar do tempo, passou a produzir ferramentas capazes de ampliar a forma como ele interagia com o contexto ao seu redor. Mais adiante, a tecnologia se desenvolve de forma exponencial trazendo uma nova realidade, marcada pela interação homem-máquina (IHM). A Tecnologia encontra-se disseminada em nossa sociedade de uma forma praticamente indissociável. Inevitavelmente, seus efeitos são sentidos nas mais diversas áreas da sociedade, sendo a Educação uma delas. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível a busca de soluções que viabilizem uma educação formal mais atrativa para uma geração que já nasceu em meio a uma “revolução tecnológica” um tanto consolidada. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada apresenta-se como recurso extremamente válido no sentido de prover uma interação capaz de atrair a atenção dos alunos para um aprendizado que possibilite a utilização de elementos lúdicos para a consecução dos seus objetivos didáticos com eficiência e eficácia. Através de uma revisão bibliográfica envolvendo RA e suas aplicações na educação; de uma análise prévia do conhecimento de docentes vinculados ao Ensino Básico sobre o tema, via questionário; da apresentação do software Aumentaty, muito utilizado para trabalhar aplicações mais simples empregando a RA para aulas expositivas; o presente trabalho objetiva demonstrar o panorama atual no âmbito da educação básica como um primeiro passo para a utilização desse recurso promissor para a otimização do processo ensino-aprendizagem empregado no cenário educacional vigente em nosso país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, PROCESSO DIDÁTICO, AUMENTATY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9898_17102017150806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID SEVERO DO NASCIMENTO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DAVID SEVERO" "autor_email" => "davidsnjr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38791 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4951 "inscrito_id" => 9898 "titulo" => "UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PARA A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Desde os primórdios da humanidade, aprendizado e evolução encontram-se diretamente relacionados à capacidade do homem para interagir com a realidade na qual está inserido. Inicialmente o ser humano lidava com animais e pessoas próximas. Com o passar do tempo, passou a produzir ferramentas capazes de ampliar a forma como ele interagia com o contexto ao seu redor. Mais adiante, a tecnologia se desenvolve de forma exponencial trazendo uma nova realidade, marcada pela interação homem-máquina (IHM). A Tecnologia encontra-se disseminada em nossa sociedade de uma forma praticamente indissociável. Inevitavelmente, seus efeitos são sentidos nas mais diversas áreas da sociedade, sendo a Educação uma delas. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível a busca de soluções que viabilizem uma educação formal mais atrativa para uma geração que já nasceu em meio a uma “revolução tecnológica” um tanto consolidada. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada apresenta-se como recurso extremamente válido no sentido de prover uma interação capaz de atrair a atenção dos alunos para um aprendizado que possibilite a utilização de elementos lúdicos para a consecução dos seus objetivos didáticos com eficiência e eficácia. Através de uma revisão bibliográfica envolvendo RA e suas aplicações na educação; de uma análise prévia do conhecimento de docentes vinculados ao Ensino Básico sobre o tema, via questionário; da apresentação do software Aumentaty, muito utilizado para trabalhar aplicações mais simples empregando a RA para aulas expositivas; o presente trabalho objetiva demonstrar o panorama atual no âmbito da educação básica como um primeiro passo para a utilização desse recurso promissor para a otimização do processo ensino-aprendizagem empregado no cenário educacional vigente em nosso país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, PROCESSO DIDÁTICO, AUMENTATY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9898_17102017150806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID SEVERO DO NASCIMENTO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DAVID SEVERO" "autor_email" => "davidsnjr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }