Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2066
    "inscrito_id" => 7700
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "resumo" => "O professor a cada dia que passa necessita buscar conhecimento; esse deve ser colocado em prática de maneira que leve seus futuros professores a terem prazer pelo ensino, e o mesmo não pode ser realizado de maneira mecânica, mas proporcionar o entendimento de que o educador não necessita se limitar às disciplinas engessadas, ele pode voltar seu olhar para as necessidades que são colocadas em seu ambiente de trabalho que, muitas vezes, são expostos por seus alunos através do diálogo, mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil. Tratamos do entendimento no que diz respeito à interdisciplinaridade como um meio para se mediar o exercício docente, pois esse pode proporcionar um leque de interações possíveis visando à melhoria das ações e, consequentemente, uma mediação que proporcionará a realização de situações de aprendizagem que possam contribuir para o crescimento relacionado ao conhecimento. Portanto, objetivou-se mostrar a importância das práticas em sala de aula com um relato de experiência trazendo a contação de histórias como agente facilitador para a compreensão da importância de tal momento, o qual nos permite analisar a relevância da dialogicidade para detectar dificuldades entre os alunos, colocando em prática a interdisciplinaridade. Considerando a relevância do olhar do professor para a própria prática, concluímos reforçando a responsabilidade do educador como mediador de todo processo de ensino-aprendizagem levando em consideração que, é possível realizar um trabalho que converse com outras disciplinas e, consequentemente pode levar para uma mediação que possibilite ao docente perceber sua prática e o que é preciso para que essa seja ampliada, repensada e melhorada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7700_11092017165756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMÔNICA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIMÔNICA COSTA"
    "autor_email" => "simonicacf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2066
    "inscrito_id" => 7700
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "resumo" => "O professor a cada dia que passa necessita buscar conhecimento; esse deve ser colocado em prática de maneira que leve seus futuros professores a terem prazer pelo ensino, e o mesmo não pode ser realizado de maneira mecânica, mas proporcionar o entendimento de que o educador não necessita se limitar às disciplinas engessadas, ele pode voltar seu olhar para as necessidades que são colocadas em seu ambiente de trabalho que, muitas vezes, são expostos por seus alunos através do diálogo, mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil. Tratamos do entendimento no que diz respeito à interdisciplinaridade como um meio para se mediar o exercício docente, pois esse pode proporcionar um leque de interações possíveis visando à melhoria das ações e, consequentemente, uma mediação que proporcionará a realização de situações de aprendizagem que possam contribuir para o crescimento relacionado ao conhecimento. Portanto, objetivou-se mostrar a importância das práticas em sala de aula com um relato de experiência trazendo a contação de histórias como agente facilitador para a compreensão da importância de tal momento, o qual nos permite analisar a relevância da dialogicidade para detectar dificuldades entre os alunos, colocando em prática a interdisciplinaridade. Considerando a relevância do olhar do professor para a própria prática, concluímos reforçando a responsabilidade do educador como mediador de todo processo de ensino-aprendizagem levando em consideração que, é possível realizar um trabalho que converse com outras disciplinas e, consequentemente pode levar para uma mediação que possibilite ao docente perceber sua prática e o que é preciso para que essa seja ampliada, repensada e melhorada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7700_11092017165756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMÔNICA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SIMÔNICA COSTA"
    "autor_email" => "simonicacf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O professor a cada dia que passa necessita buscar conhecimento; esse deve ser colocado em prática de maneira que leve seus futuros professores a terem prazer pelo ensino, e o mesmo não pode ser realizado de maneira mecânica, mas proporcionar o entendimento de que o educador não necessita se limitar às disciplinas engessadas, ele pode voltar seu olhar para as necessidades que são colocadas em seu ambiente de trabalho que, muitas vezes, são expostos por seus alunos através do diálogo, mas sabemos que essa tarefa não é tão fácil. Tratamos do entendimento no que diz respeito à interdisciplinaridade como um meio para se mediar o exercício docente, pois esse pode proporcionar um leque de interações possíveis visando à melhoria das ações e, consequentemente, uma mediação que proporcionará a realização de situações de aprendizagem que possam contribuir para o crescimento relacionado ao conhecimento. Portanto, objetivou-se mostrar a importância das práticas em sala de aula com um relato de experiência trazendo a contação de histórias como agente facilitador para a compreensão da importância de tal momento, o qual nos permite analisar a relevância da dialogicidade para detectar dificuldades entre os alunos, colocando em prática a interdisciplinaridade. Considerando a relevância do olhar do professor para a própria prática, concluímos reforçando a responsabilidade do educador como mediador de todo processo de ensino-aprendizagem levando em consideração que, é possível realizar um trabalho que converse com outras disciplinas e, consequentemente pode levar para uma mediação que possibilite ao docente perceber sua prática e o que é preciso para que essa seja ampliada, repensada e melhorada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.