Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO: DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O letramento científico (LC) vem se configurando, nos últimos anos, como tema recorrente nas pesquisas sobre o ensino de Ciências. Este artigo insere-se neste contexto e pleiteia, mesmo sucintamente, tecer considerações sobre práticas docentes nesse componente curricular, sobretudo, no âmbito das séries/anos finais do Ensino Fundamental. Assim, apresentamos dados parciais construídos a partir de uma entrevista narrativa (EN) e um questionário aplicado em educadores/as num Colégio Municipal em Jacobina - BA, além de informações da revisão sistemática produzida na fase exploratória do estudo investigativo (em andamento neste lócus), o qual pauta-se na metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa e busca respostas ao seguinte problema: como desenvolver e inserir, no ensino de Ciências, práticas educativas direcionadas ao LC dos/as discentes? Objetivando, também, investigar o pressuposto de que as habilidades de ler/ escrever quando o conteúdo é científico diferem em relação a outros temas e, desse modo, promover uma ação-reflexão-ação que propicie o LC dos/as estudantes. A construção parcial dos dados resultou nas seguintes constatações: A) o livro didático, adotado pela citada instituição, continua sendo a referência básica do planejamento letivo; B) as práticas leitoras e escritoras, em sala de aula, ainda estão centradas nos textos do livro e na resolução de exercícios/avaliações escritas (provas e testes); C) são raras as experimentações científicas, visitas a campo ou feiras de ciências. Partindo destas comprovações, tecemos algumas discussões conceituais acerca do Letramento Científico, bem como sobre os objetivos norteadores do citado componente de ensino e, por fim, apontamos a relevância em desenvolver, colaborativamente com o grupo participante da pesquisa, uma proposta didático-pedagógica – embasada na leitura e escrita de gêneros textuais diversos, incluindo os da divulgação científica – que fomente o desenvolvimento do LC dos/as alunos/as.

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