A Professora Maluquinha, do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo, 1995, é o objeto de estudo do presente artigo, que busca fazer um comparativo entre a abordagem que ela usa em sala de aula com as teorias de pesquisadores que tratam da Psicologia da Aprendizagem. Levando em consideração as diferentes formas de aprendizagem e as estratégias pedagógicas que a Professora Maluquinha utilizava para estimular e ensinar seus alunos, notamos a importância de fazer uma analise de suas praticas pedagógicas, comparando-as com as teorias da Psicologia da Aprendizagem, para melhor se entender a atividade docente e formas de aplica-la. O objetivo deste trabalho é identificar na obra Uma Professora Muito Maluquinha e em seus alunos características relacionadas com as teorias da Psicologia da Aprendizagem e entender a importância destas práticas pedagógicas para a aprendizagem das crianças e para a prática docente, enfatizando a formação inicial de professores. Cada professor deixa em seus alunos um referencial, uma marca, que pode acelerar ou retardar seu processo de maturação, no livro, a Professora Maluquinha é um exemplo claro de alguém que ajudou a acelerar este processo, causando um efeito positivo em todos, pois sua relação com a classe não se limitava somente à sala de aula, eles mantinham laços afetivos que faziam com que os alunos quisessem sempre estar em sua companhia. A educação teve muitos progressos desde a década de 40, época em que a Professora Maluquinha foi retratada, porém ainda necessita-se de aprimoramentos. Muitos professores atuais ainda têm suas praticas presas ao passado, recorrendo ao autoritarismo, amedrontamento, palavras negativas e inferiorização dos alunos. Sob estas perspectivas, apresentamos o presente estudo, configurando-se como um estudo bibliográfico, no qual fazemos uso de materiais já publicados em livros, artigos e em sites da internet.