Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho aborda, a partir da experiência de estágio supervisionado em Língua Portuguesa na Educação Básica, a prática de estágio como espaço de construção de aprendizagem profissional docente. A disciplina de estágio é obrigatória no curso de Licenciatura em Letras, tendo em vista que é uma disciplina teórico/prática e, que visa, além de refletir acerca das práticas educacionais de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, contribuir para a formação profissional docente. Para tanto, a disciplina foi constituída em dois momentos: um referente as atividades de supervisão, orientação, discussão e elaboração de materiais didático-metodológicos na universidade e; um segundo momento, refere-se ao acompanhamento de aulas de língua portuguesa na educação básica. Assim sendo, a experiência de estágio na escola foi realizada em uma unidade escolar da rede pública municipal de uma cidade no interior do Estado do Ceará. Assim, a discussão terá como foco apresentar a trajetória de preparação e execução da prática de intervenção em sala de aula, bem como as reflexões acerca dessa prática, evidenciando, dessa forma, a importância de estágio supervisionado na escola como espaço de construção de aprendizagem profissional docente. Após observar determinadas turmas por alguns dias, foi possível que iniciar a regência – em que foram ministradas aulas de Português. Nesse caso, esta atividade favoreceu o contato direto com os discentes e a docente regente da sala de aula. Consequentemente, foi possível refletir, a partir da prática pedagógica, os saberes construídos na universidade e na escola (ALMEIDA; PIMENTA, 2014; PIMENTA; LIMA, 2012; TADIF, 2014). Contudo, foi possível concluir que o estágio supervisionado é um momento importante - que impulsiona a carreira docente. A prática de estágio contribuiu ainda para a construção da confiança e do interesse em continuar a trajetória na educação básica.

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