CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36146 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 7060 "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CICLO DE PALESTRAS, CIÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017150928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA" "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36146 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1172 "inscrito_id" => 7060 "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CICLO DE PALESTRAS, CIÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017150928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA" "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }