Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: CICLO DE PALESTRAS, CIÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36146
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1172
    "inscrito_id" => 7060
    "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CICLO DE PALESTRAS, CIÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017150928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA"
    "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36146
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1172
    "inscrito_id" => 7060
    "titulo" => "CICLO DE PALESTRAS COMO AUXÍLIO NA VALORIZAÇÃO DO SABER E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CICLO DE PALESTRAS, CIÊNCIAS, MOTIVAÇÃO, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017150928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA"
    "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.