POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38277 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1501 "inscrito_id" => 6569 "titulo" => "POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TV DIGITAL INTERATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6569_10092017204512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO VIEIRA DIAS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO JÚNIOR" "autor_email" => "mauriciodias.junior@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38277 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1501 "inscrito_id" => 6569 "titulo" => "POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TV DIGITAL INTERATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6569_10092017204512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO VIEIRA DIAS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO JÚNIOR" "autor_email" => "mauriciodias.junior@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }