Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO COORDENADOR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO NA ESCOLA, PRÁTICAS DOCENTES, COORDENADOR PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa indagou acerca das práticas formativas de dois coordenadores pedagógicos que atuam em duas escolas da Educação Infantil da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-Pernambuco/Brasil, em busca de compreendermos como as práticas desses profissionais têm possibilitado a formação continuada para os professores que atuam no âmbito escolar, no qual trabalham. O interesse pelo fenômeno se inscreve em meio a inquietações, no sentido do que apontam, entre outras, pesquisas de Nóvoa (1991), Freire (2009), Placco (2009), Ferreira (2013) dentre outros, têm buscado discutir reflexivamente, sobretudo, o contexto da escola e suas produções e estratégias próprias pautadas na sua realidade, percebendo que essa instituição não forma apenas estudantes, mas também, profissionais que nela atuam. Observamos que é um fator importante no sentido de contribuir para mudanças na realidade escolar e na prática dos professores. Quanto aos aportes teóricos acerca do coordenador pedagógico subsidiamo-nos em Freire (2009), Garrido (2009), Kramer (2013), Placco (2013), Ferreira (2013), Couto (2016) para tratar do papel do coordenador pedagógico como mediador, junto aos professores, de possibilidades formativas na escola, entendendo que a formação dos professores, continua distante de uma prática reflexiva, por estar, dentre outros, construída sob a égide de sistemas de governo nos quais os profissionais não têm aproximação com o ambiente escolar e orientam a prática formativa a partir de manuais, que nos dias atuais tem se refinado no sentido de seduzir os professores com “receitas prontas” (COUTO, 2016). Como procedimentos e instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante. Realizamos 32h de observação, buscando registrar as possibilidades formativas dos coordenadores em suas práticas diárias, no tocante ao apoio que prestam aos professores da escola onde atuam e também ministrando formação continuada na própria escola. Para tal, fizemos uso de gravação de áudio e registros no diário de bordo de falas dos coordenadores, e professores que revelam estratégias utilizadas na formação continuada para qualificar o grupo de docentes. A análise fundamenta-se em Bardin (1977) e como principais resultados emergem: ações formativas diversificadas dos coordenadores junto aos professores em jornadas pedagógicas para estudo e planejamento no inicio do ano letivo; encontros semanais e mensais para planejar e (re) pensar atividades de ensino que foram definidas. Destacamos a forma “singular” de cada um deles na mediação formativa em face da diversidade dos docentes, suas realidades escolares e seus saberes no âmbito da educação infantil e como organizam suas estratégias formativas, baseadas, principalmente, nas suas concepções sobre a sua função e, ainda, sobre o seu olhar em relação ao “ato de ensinar”.

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