Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ENTRE-LUGAR” DA LITERATURA NA SALA DE AULA: DISCUSSÕES SOBRE OS ROMANTISMO NA LITERATURA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LITERATURA PORTUGUESA, ENSINO DE LÍNGUA, ENSINO DE LITERATURA, ROMANTISMO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho propõe a aplicação de obras da literatura portuguesa na aula de língua portuguesa do ensino básico, especificamente “Viagens na minha terra” de Almeida Garret, obra romântica de natureza crítica e de pertencimento nacionalista. O objetivo é mostrar que, partindo das correntes de ensino interacionistas vigentes, é pertinente trabalhar uma obra como tal. Isso porque a obra dispõe de conteúdo para o trabalho tanto de literatura quanto de linguagens (língua), especialmente se praticado a partir dos gêneros discursivos em sequência didática. A obra viabiliza também da possibilidade de interdisciplinaridade com contextos históricos e críticas sociais do século XIX. Partimos de uma análise interpretativa e qualitativa de cunho literário e bibliográfico, embasada nos textos de Antonio Candido (2003) sobre gêneros e crônica; Ligia Chapini e Moraes Leite (2000) sobre foco narrativo e ponto de vista; e Walter Benjamin (1994), sobre narrador e crônica. Para elucidar sobre a ironia, utilizamos as considerações de Alavarce (2009), Hutcheon (1991) e Miranda (2011). Para disposição didática e prática docente, utilizamos os documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), os quais são Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio (PCNEM), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Conclui-se essa obra é pertinente ao ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras ao passo que apresenta diversas especificidades do movimento romântico da literatura portuguesa do século XIX, movimento de grande recorrência na literatura brasileira, possibilita várias possibilidades de trabalho interdisciplinar com a língua a partir de gêneros e atividades reflexivas, conforme o arquétipo dos documentos oficiais. Além disso, todos esses pontos concorrem para o ensino proposto pelos documentos por conceberem o aspecto cultural da língua e literatura, sem o desmembramento tradicional, o que viabiliza o trabalho reflexivo e interacionista da língua nos eixos de leitura, escrita e produção textual.

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