Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA EDUCADORES SOCIAIS DE CAPOEIRA

Palavra-chaves: EDUCADOR, SOCIAL, CAPOEIRA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38804
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 1065
    "titulo" => "UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA EDUCADORES SOCIAIS DE CAPOEIRA"
    "resumo" => "A capoeira manifesta-se como jogo, como luta e como dança, sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente. Entretanto, traz importantes características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de um modo integrativo, e facilitar uma aprendizagem significativa do aprendente, proposta por Ausubel. O foco principal de suas pesquisas foi a aprendizagem escolar, por esse motivo, acreditamos que as suas idéias sobre aprendizagem podem contribuir para melhorar o processo de ensino–aprendizagem, Ausubel propõe, portanto, uma teoria que enfatiza a aprendizagem que ocorre na escola. Aspectos éticos, culturais, sociais e psicomotores podem ser trabalhados, além da transdisciplinaridade que o tema capoeira traz como recurso para facilitar o aprendizado de outras disciplinas. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um método de ensino voltado para educadores sociais de capoeira e discutir a roda de capoeira como possibilidade efetiva de construção de conhecimento do currículo. Utilizamos o instrumento estruturado da Psicopedagogia Institucional Matriz Diagnóstica, entrevistas semiestruturadas de um educador social e capacitação deste para desenvolver um método de ensino mais integrativo. Em seguida avaliamos subjetivamente, através de observações do estímulo cognitivo e do desempenho das crianças antes e após a capacitação do educador social. Levantamos e tratamos da importância da capoeira como meio de inclusão social, desenvolvimento da cidadania, e como tema de transdisciplinaridade para trabalhar outras disciplinas e letramento no Ensino Infantil. A capoeira pode ser interpretada de diversas maneiras podendo adquirir formas e valores variados podendo possibilitar a interação social através de sua pratica, da convivência com o grupo, através do ritual da roda e do jogo de capoeira. Os resultados indicam que este método de ensino foi benéfico para conduzir uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCADOR, SOCIAL, CAPOEIRA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1065_21082017143144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA RAPHAELLY GOMES CHACON"
    "autor_nome_curto" => "ISA CHACON"
    "autor_email" => "isaraphaelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESTÁCIO FATERN  FACULDADE ESTÁCIO DO RIO GRANDE DO NORTE (ESTÁCIO FATERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38804
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 1065
    "titulo" => "UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA EDUCADORES SOCIAIS DE CAPOEIRA"
    "resumo" => "A capoeira manifesta-se como jogo, como luta e como dança, sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente. Entretanto, traz importantes características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de um modo integrativo, e facilitar uma aprendizagem significativa do aprendente, proposta por Ausubel. O foco principal de suas pesquisas foi a aprendizagem escolar, por esse motivo, acreditamos que as suas idéias sobre aprendizagem podem contribuir para melhorar o processo de ensino–aprendizagem, Ausubel propõe, portanto, uma teoria que enfatiza a aprendizagem que ocorre na escola. Aspectos éticos, culturais, sociais e psicomotores podem ser trabalhados, além da transdisciplinaridade que o tema capoeira traz como recurso para facilitar o aprendizado de outras disciplinas. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um método de ensino voltado para educadores sociais de capoeira e discutir a roda de capoeira como possibilidade efetiva de construção de conhecimento do currículo. Utilizamos o instrumento estruturado da Psicopedagogia Institucional Matriz Diagnóstica, entrevistas semiestruturadas de um educador social e capacitação deste para desenvolver um método de ensino mais integrativo. Em seguida avaliamos subjetivamente, através de observações do estímulo cognitivo e do desempenho das crianças antes e após a capacitação do educador social. Levantamos e tratamos da importância da capoeira como meio de inclusão social, desenvolvimento da cidadania, e como tema de transdisciplinaridade para trabalhar outras disciplinas e letramento no Ensino Infantil. A capoeira pode ser interpretada de diversas maneiras podendo adquirir formas e valores variados podendo possibilitar a interação social através de sua pratica, da convivência com o grupo, através do ritual da roda e do jogo de capoeira. Os resultados indicam que este método de ensino foi benéfico para conduzir uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCADOR, SOCIAL, CAPOEIRA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1065_21082017143144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA RAPHAELLY GOMES CHACON"
    "autor_nome_curto" => "ISA CHACON"
    "autor_email" => "isaraphaelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESTÁCIO FATERN  FACULDADE ESTÁCIO DO RIO GRANDE DO NORTE (ESTÁCIO FATERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A capoeira manifesta-se como jogo, como luta e como dança, sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente. Entretanto, traz importantes características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de um modo integrativo, e facilitar uma aprendizagem significativa do aprendente, proposta por Ausubel. O foco principal de suas pesquisas foi a aprendizagem escolar, por esse motivo, acreditamos que as suas idéias sobre aprendizagem podem contribuir para melhorar o processo de ensino–aprendizagem, Ausubel propõe, portanto, uma teoria que enfatiza a aprendizagem que ocorre na escola. Aspectos éticos, culturais, sociais e psicomotores podem ser trabalhados, além da transdisciplinaridade que o tema capoeira traz como recurso para facilitar o aprendizado de outras disciplinas. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um método de ensino voltado para educadores sociais de capoeira e discutir a roda de capoeira como possibilidade efetiva de construção de conhecimento do currículo. Utilizamos o instrumento estruturado da Psicopedagogia Institucional Matriz Diagnóstica, entrevistas semiestruturadas de um educador social e capacitação deste para desenvolver um método de ensino mais integrativo. Em seguida avaliamos subjetivamente, através de observações do estímulo cognitivo e do desempenho das crianças antes e após a capacitação do educador social. Levantamos e tratamos da importância da capoeira como meio de inclusão social, desenvolvimento da cidadania, e como tema de transdisciplinaridade para trabalhar outras disciplinas e letramento no Ensino Infantil. A capoeira pode ser interpretada de diversas maneiras podendo adquirir formas e valores variados podendo possibilitar a interação social através de sua pratica, da convivência com o grupo, através do ritual da roda e do jogo de capoeira. Os resultados indicam que este método de ensino foi benéfico para conduzir uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.