O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DENTRO DE UMA PROPOSTA DE PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37613 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4249 "inscrito_id" => 2910 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DENTRO DE UMA PROPOSTA DE PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar os percursos que o projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas por meio do estágio supervisionado” vem construindo. O projeto tem por objetivo central desenvolver uma sólida parceria entre escola e universidade na realização de investigação sobre temáticas da escola, numa proposta de formação inicial e contínua de professores por meio do estágio supervisionado. Para tanto, buscamos reunir todos os envolvidos no estágio supervisionado, a saber: professores regentes da escola de educação básica, professores supervisores da universidade, estagiários, estudantes de ensino médio dos cursos de formação professores (ensino médio normal) e extensionistas, para pensar, discutir, avaliar e repensar a escola de educação básica, seus sujeitos e suas práticas. Partindo dos pressupostos da parceria como a paridade, clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta e sua avaliação, avaliamos o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. As contribuições de Marilyn Cochran-Smith (1999, 2002, 2004) sobre comunidades de aprendizagem docente e investigação como postura orientam a construção metodológica desta proposta, onde cada sujeito possui lugar central na construção e desenvolvimento da proposta. Canário (2001), Roldão (2006, 2007) e Nóvoa (2007) contribuem para pensar o lugar da escola e seus atores na formação docente. Tardif (2002, 2008) traz para a discussão em tela a importância dos saberes do professor da escola básica na formação docente. Assim, o trabalho realizado partiu dos pressupostos da parceria alicerçada no pilar da paridade de saberes entre os autores da universidade e os da educação básica e, efetivada na clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta de ação conjunta, no qual foi possível avaliamos positivamente o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. Os resultados alcançados permite inferir que este projeto contribui para a formação contínua de professores da educação básica, bem como a possibilidade de indicar caminhos para melhor formação inicial de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES, PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2910_16102017194317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANDRADE MAGALHAES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilaapri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37613 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4249 "inscrito_id" => 2910 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DENTRO DE UMA PROPOSTA DE PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar os percursos que o projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas por meio do estágio supervisionado” vem construindo. O projeto tem por objetivo central desenvolver uma sólida parceria entre escola e universidade na realização de investigação sobre temáticas da escola, numa proposta de formação inicial e contínua de professores por meio do estágio supervisionado. Para tanto, buscamos reunir todos os envolvidos no estágio supervisionado, a saber: professores regentes da escola de educação básica, professores supervisores da universidade, estagiários, estudantes de ensino médio dos cursos de formação professores (ensino médio normal) e extensionistas, para pensar, discutir, avaliar e repensar a escola de educação básica, seus sujeitos e suas práticas. Partindo dos pressupostos da parceria como a paridade, clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta e sua avaliação, avaliamos o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. As contribuições de Marilyn Cochran-Smith (1999, 2002, 2004) sobre comunidades de aprendizagem docente e investigação como postura orientam a construção metodológica desta proposta, onde cada sujeito possui lugar central na construção e desenvolvimento da proposta. Canário (2001), Roldão (2006, 2007) e Nóvoa (2007) contribuem para pensar o lugar da escola e seus atores na formação docente. Tardif (2002, 2008) traz para a discussão em tela a importância dos saberes do professor da escola básica na formação docente. Assim, o trabalho realizado partiu dos pressupostos da parceria alicerçada no pilar da paridade de saberes entre os autores da universidade e os da educação básica e, efetivada na clareza dos caminhos desenvolvidos pela proposta de ação conjunta, no qual foi possível avaliamos positivamente o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano. Os resultados alcançados permite inferir que este projeto contribui para a formação contínua de professores da educação básica, bem como a possibilidade de indicar caminhos para melhor formação inicial de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES, PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2910_16102017194317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANDRADE MAGALHAES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilaapri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }