O presente trabalho articula-se nas práticas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tendo como principal objetivo, analisar a relação entre a teoria e prática sobre a possibilidade de trabalho em grupo, através de uma atividade didática lúdica que estimula o raciocínio lógico-matemático e a interação entre os alunos. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante. Dentre muitas práticas desenvolvidas no projeto PIBID, destaca-se a prática que foi trabalhada no mês de junho do ano de 2017, com alunos de 3º ano de uma escola estadual do Município de Santa Maria/RS. Essa atividade foi realizada em grupos, no qual cada grupo recebeu duas ou três caixas de material dourado. A bolsista explicou a atividade que constituía nos alunos formarem o número escrito no quadro o mais rápido possível, ressaltando que era apenas um único número por grupo. Nessa atividade, percebeu que os alunos elaboram melhor as atividades quando estão sentados em grupos, pois envolve todos os alunos presentes e a interação entre os mesmos. Como aportes teóricos, destaco: Freire (2002) trata dos ensinamentos da capacidade de desenvolvimento da autonomia, cidadania e práticas pedagógicas nos jogos lúdicos e Piaget (1978) que nos auxilia a entender a ludicidade como ato de organização e aprendizagem. Conclui-se, em um primeiro momento, que é preciso que haja envolvimento por parte dos alunos com os jogos, bem como, por parte do docente/bolsista que necessita buscar conhecimentos para aplicar sua prática. Também, que ambos vejam a importância de um olhar diferenciado, relacionando suas práticas cotidianas ao que acontece nos ateliês, no intuito de que haja o estreitamento da relação teoria/prática.