Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INFANTIL

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O ato de contar histórias é uma estratégia que instiga a curiosidade, e com o passar dos anos foi conquistando um espaço especial na educação infantil passando a ser usado como uma maneira de aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem de determinados assuntos escolares. Temas como Educação Ambiental são bastante discutidos atualmente. Mas como discutir questões ambientais na educação infantil? O ato de contar histórias constitui-se com uma dessas estratégias de ensino. Diante desse contexto este trabalho tem como objetivo proporcionar o ensino de Educação Ambiental com utilização da contação de história sendo desenvolvido no Centro de Educação Infaltil Elza de Sousa Fonseca na Cidade de Caxias, MA com a turma do Pré II. Foram realizadas observações, a elaboração de uma história ilustrada “O homem e o meio ambiente” e a plicação de uma atividade sobre a respectiva história. Na história “O homem e o meio ambiente” foram abordos aspectos como poluição, desmatamento, morte dos animais e até mesmo a própria falta de recuros para homem, que seria ocasionada pelos seus atos. Observou-se que as crianças se mostraram atentas ás imagens e a história contada e bastante participativas no moemento dos questionamentos. Quase 100% das crinaças obetiveram acertos na atividade aplicada e isso revela que o ato de contar histórias contitui-se como uma estratégia eficaz para o ensino de educação ambiental para as crianças do Pré II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.