Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, NOVAS TECNOLOGIAS, AEE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35942
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 4446
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campina Grande, que ofertam Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais e partiu dos seguintes questionamentos: Quais as efetivas funcionalidades das ferramentas digitais na prática pedagógica do professor de AEE? Como o uso dessas novas tecnologias pode contribuir para ampliar habilidades funcionais dos alunos com deficiência que são atendidos pela Sala de AEE? A pesquisa teve como objetivo geral analisar como se dá as práticas de letramentos digitais no fazer pedagógico do professor da Sala de AEE, em escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e se estas práticas contribuem para inclusão de alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos compreenderam estudos bibliográficos, documentais e a pesquisa de campo de natureza qualitativa, valorizando os aspectos descritivos e as percepções para focalizar o particular como elemento de uma totalidade, procurando compreender os sujeitos envolvidos em seu contexto, adotando uma abordagem histórico-dialética, pois possibilita a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para coleta e análise dos dados, foram aplicadas as seguintes técnicas de pesquisa qualitativa: a observação direta e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O estudo apontou para a necessidade de se investir nas estruturas físicas, utensílios e equipamentos disponíveis para o AEE de modo a garantir que as novas tecnologias possam contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, NOVAS TECNOLOGIAS, AEE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4446_15082017161505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIZÉS FRANCO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MOIZÉS FRANCO"
    "autor_email" => "moizesfranco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35942
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 415
    "inscrito_id" => 4446
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campina Grande, que ofertam Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais e partiu dos seguintes questionamentos: Quais as efetivas funcionalidades das ferramentas digitais na prática pedagógica do professor de AEE? Como o uso dessas novas tecnologias pode contribuir para ampliar habilidades funcionais dos alunos com deficiência que são atendidos pela Sala de AEE? A pesquisa teve como objetivo geral analisar como se dá as práticas de letramentos digitais no fazer pedagógico do professor da Sala de AEE, em escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e se estas práticas contribuem para inclusão de alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos compreenderam estudos bibliográficos, documentais e a pesquisa de campo de natureza qualitativa, valorizando os aspectos descritivos e as percepções para focalizar o particular como elemento de uma totalidade, procurando compreender os sujeitos envolvidos em seu contexto, adotando uma abordagem histórico-dialética, pois possibilita a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para coleta e análise dos dados, foram aplicadas as seguintes técnicas de pesquisa qualitativa: a observação direta e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O estudo apontou para a necessidade de se investir nas estruturas físicas, utensílios e equipamentos disponíveis para o AEE de modo a garantir que as novas tecnologias possam contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, NOVAS TECNOLOGIAS, AEE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4446_15082017161505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIZÉS FRANCO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MOIZÉS FRANCO"
    "autor_email" => "moizesfranco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campina Grande, que ofertam Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais e partiu dos seguintes questionamentos: Quais as efetivas funcionalidades das ferramentas digitais na prática pedagógica do professor de AEE? Como o uso dessas novas tecnologias pode contribuir para ampliar habilidades funcionais dos alunos com deficiência que são atendidos pela Sala de AEE? A pesquisa teve como objetivo geral analisar como se dá as práticas de letramentos digitais no fazer pedagógico do professor da Sala de AEE, em escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e se estas práticas contribuem para inclusão de alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos compreenderam estudos bibliográficos, documentais e a pesquisa de campo de natureza qualitativa, valorizando os aspectos descritivos e as percepções para focalizar o particular como elemento de uma totalidade, procurando compreender os sujeitos envolvidos em seu contexto, adotando uma abordagem histórico-dialética, pois possibilita a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para coleta e análise dos dados, foram aplicadas as seguintes técnicas de pesquisa qualitativa: a observação direta e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O estudo apontou para a necessidade de se investir nas estruturas físicas, utensílios e equipamentos disponíveis para o AEE de modo a garantir que as novas tecnologias possam contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.