Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA

Palavra-chaves: VÍDEOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÁGUA Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38222
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2137
    "inscrito_id" => 7000
    "titulo" => "PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA"
    "resumo" => "A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "VÍDEOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÁGUA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7000_11092017174113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁGILA BATISTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KÁGILA BATISTA"
    "autor_email" => "kgilab59@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38222
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2137
    "inscrito_id" => 7000
    "titulo" => "PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA"
    "resumo" => "A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "VÍDEOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÁGUA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7000_11092017174113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁGILA BATISTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KÁGILA BATISTA"
    "autor_email" => "kgilab59@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.