PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38222 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 7000 "titulo" => "PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA" "resumo" => "A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VÍDEOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÁGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7000_11092017174113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁGILA BATISTA ALVES" "autor_nome_curto" => "KÁGILA BATISTA" "autor_email" => "kgilab59@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38222 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 7000 "titulo" => "PIBID QUÍMICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COM ÊNFASE NA QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA" "resumo" => "A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VÍDEOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÁGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7000_11092017174113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁGILA BATISTA ALVES" "autor_nome_curto" => "KÁGILA BATISTA" "autor_email" => "kgilab59@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }