Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MÉTODO CIENTÍFICO E ATIVIDADES LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 6ͦ ANO

Palavra-chaves: MÉTODO CIENTÍFICO, ENSINO DE CIÊNCIAS., SOLOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de ciências, deve favorecer a construção de conteúdo conceitual, bem como o desenvolvimento no aluno de atitudes científicas, habilidades e competências, que só podem ser conseguidas através de uma orientação adequada e consciente.Com isso, o objetivo deste trabalho é despertar, nos alunos o interesse pelo aprendizado de Ciências procurando vivenciar o método científico a partir de atividades laboratoriais. As atividades foram realizadas no mês de julho de 2017, com 15 alunos do 6º ano da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no bairro da Torre, em João Pessoa – PB. Este trabalho utilizou como pressupostos teórico-metodológicos, os fundamentos de um projeto de extensão através de elementos da Etnografia Escolar. Sendo assim, houve uma integração Universidade/Escolas Públicas do Ensino Fundamental, intermediado pelo Laboratório de Ciências (LABEC) do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Os alunos do ensino básico visitaram a UFPB para desenvolvimento das atividades propostas. No primeiro momento os alunos entraram no LABEC e foram orientados de como proceder e agir. Em seguida, foram convidados a visualizar no microscópio estereoscópio (lupa) os diferentes tipos de solos, depois partiram de um problema a ser solucionado, que para responder se organizaram em grupos onde cada um realizou a mistura das várias camadas de solo em um recipiente e observaram que tipo de camadas seriam formadas. Logo após foi realizado o experimento que consiste em utilizar três bandejas contendo terra, onde a primeira estava com uma cobertura vegetal, a segunda com solo descoberto e a terceira coberta por asfalto; todas com presença de lixo. Ficou evidente a real associação entre os conhecimentos teórico e prático sobre os meios de impedir a infiltração da água no solo, características do solo, importância dos seres vivos entre outros detalhes por partes dos alunos. Assim, concluiu-se que é de extrema importância a realização de atividades laboratoriais que trabalhem o método cientifico dentro da escola, permitindo aos alunos uma maior associação da teoria à prática, como também favorecendo a capacidade de observação e reflexão crítica, além da interação com o meio que o cerca.

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