O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem.