PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTABELECENDO CONEXÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38312 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 3921 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTABELECENDO CONEXÕES" "resumo" => "Considerando a perspectiva de pôr em relevo as práticas educativas que ocorrem na relação entre Museu e Universidade, este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento com enfoque na necessidade de parcerias potencializadoras na direção de formar profissionais que compreendam o museu enquanto espaço educativo com suas particularidades. Tem a intenção de investigar as práticas de leitura e apropriação do discurso expositivo de licenciandos de universidades da região metropolitana do Rio de Janeiro em contexto de visita às exposições de Museus de Ciências. Discute a relação daquelas instituições no cenário da formação inicial de professores e, ainda, debate sobre a constituição do discurso expositivo e sua apropriação a partir das visitas em museus. O estudo privilegia o olhar sobre as exposições em museus de ciências, considerando-as enquanto elemento principal de comunicação do museu com seus públicos. Para tal, compreende que o visitante elabora leituras desta exposição. Neste sentido, o visitante lê e reconhece textos, imagens e objetos que estão organizados em diferentes suportes da exposição e interage com eles buscando reconhecer as marcas de intencionalidade e conteúdos apresentados. Essas marcas têm como função facilitar a leitura e, por outro lado, originam construções de sentidos particulares do visitante que estabelece pontes com conhecimentos e experiências prévias. A pesquisa ocorreu num primeiro momento com observações sistemáticas de visitas de turmas de diferentes cursos e instituições de ensino superior (públicas e privadas) na região metropolitana do Rio de Janeiro. Num segundo momento, dentre essas instituições, firmamos uma parceria com uma universidade pública, a partir de um trabalho já realizado por um grupo de professoras que habitualmente fazem uso dos museus enquanto espaço-tempo de formação. Descrevemos a produção de dados realizada pela equipe da pesquisa ao longo do primeiro ano; e, por último, detalhamos as próximas etapas e resultados esperados. O estudo pretende contribuir para o fortalecimento de políticas públicas no campo da formação inicial de professores e sua relação com os espaços de cultura, como os museus de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM MUSEUS, EXPOSIÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DISCURSO EXPOSITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3921_18082017112329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZIAS DE JESUS SOARES" "autor_nome_curto" => "OZIAS SOARES" "autor_email" => "oziasfiocruz@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38312 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 448 "inscrito_id" => 3921 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTABELECENDO CONEXÕES" "resumo" => "Considerando a perspectiva de pôr em relevo as práticas educativas que ocorrem na relação entre Museu e Universidade, este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento com enfoque na necessidade de parcerias potencializadoras na direção de formar profissionais que compreendam o museu enquanto espaço educativo com suas particularidades. Tem a intenção de investigar as práticas de leitura e apropriação do discurso expositivo de licenciandos de universidades da região metropolitana do Rio de Janeiro em contexto de visita às exposições de Museus de Ciências. Discute a relação daquelas instituições no cenário da formação inicial de professores e, ainda, debate sobre a constituição do discurso expositivo e sua apropriação a partir das visitas em museus. O estudo privilegia o olhar sobre as exposições em museus de ciências, considerando-as enquanto elemento principal de comunicação do museu com seus públicos. Para tal, compreende que o visitante elabora leituras desta exposição. Neste sentido, o visitante lê e reconhece textos, imagens e objetos que estão organizados em diferentes suportes da exposição e interage com eles buscando reconhecer as marcas de intencionalidade e conteúdos apresentados. Essas marcas têm como função facilitar a leitura e, por outro lado, originam construções de sentidos particulares do visitante que estabelece pontes com conhecimentos e experiências prévias. A pesquisa ocorreu num primeiro momento com observações sistemáticas de visitas de turmas de diferentes cursos e instituições de ensino superior (públicas e privadas) na região metropolitana do Rio de Janeiro. Num segundo momento, dentre essas instituições, firmamos uma parceria com uma universidade pública, a partir de um trabalho já realizado por um grupo de professoras que habitualmente fazem uso dos museus enquanto espaço-tempo de formação. Descrevemos a produção de dados realizada pela equipe da pesquisa ao longo do primeiro ano; e, por último, detalhamos as próximas etapas e resultados esperados. O estudo pretende contribuir para o fortalecimento de políticas públicas no campo da formação inicial de professores e sua relação com os espaços de cultura, como os museus de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM MUSEUS, EXPOSIÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DISCURSO EXPOSITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3921_18082017112329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZIAS DE JESUS SOARES" "autor_nome_curto" => "OZIAS SOARES" "autor_email" => "oziasfiocruz@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }