LIMA, Marcklene S. et al.. Formação de professor: uma experiência de docência na eja. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37004>. Acesso em: 23/12/2024 02:46
Este trabalho tem como objetivo principal relatar as experiências em docência na Educação de Jovens e Adultos, uma vez que na formação de professores precisamos conhecer todos os campos que o professor poderá atuar. Nossa experiência ocorreu na cidade de Lagoa de Dentro – PB, no período de maio/junho de 2016. Estagiamos em uma sala da EJA do 1º ciclo. Tivemos como objetivo de estágio propor sete oficinas sobre gêneros textuais com aulas temáticas. Nossas oficinas foram fontes de grande aprendizado, pois a partir delas conhecemos o universo da EJA, com suas qualidades e dificuldades. Tivemos como objetivos promover nos alunos um maior conhecimento sobre os diversos gêneros textuais que fazem parte de nosso cotidiano e dialogar com sua realidade dos alunos, proporcionando uma troca de saberes. Pois compreendemos que a educação é um processo dialógico, onde há uma intensa troca de conhecimentos e construção de saberes através do diálogo. As experiências relatadas aqui neste trabalho foram de suma importância para compreendermos e conhecermos as práticas ocorridas nesta modalidade da educação brasileira. Uma modalidade que tem muitos desafios a enfrentar e que precisa ser tratada não como a escória da educação nacional, mas como um espaço rico de construção de novos saberes e de emancipação do cidadão. O professor ele deve estar aberto a mudanças, mudanças essas que perpassam a simples constatação que ensinar é só repassar conhecimentos, ensinar é construir novos saberes, ensinar é troca de experiências, ensinar é compartilhar conhecimentos e assim formar a educação.