Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS (AS) EM RELAÇÃO ÀS SUAS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS CONSIDERADAS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, CRIANÇAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38192
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS (AS) EM RELAÇÃO ÀS SUAS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS CONSIDERADAS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente artigo descreve as percepções de Pedagogos (as) em relação às suas qualificações profissionais para o atendimento de crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Foi realizado uma pesquisa exploratória, descritiva em duas instituições de Educação Infantil, sendo uma instituição pertencente à rede pública e uma à rede particular de São Luís/MA. Os participantes foram onze docentes, todos pertencentes ao sexo feminino, graduadas em Pedagogia. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo sete questões relacionadas à formação continuada e à capacitação para o processo ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais específicas. Os resultados sinalizam que durante a formação continuada das pedagogas, o conteúdo e a carga horária destinados às disciplinas de Educação Especial são insuficientes em relação ao atendimento de crianças com deficiência e/ou com necessidades específicas, bem como, os estágios obrigatórios não contemplam instituições que possuem crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Os saberes dessas profissionais, em relação à operacionalização dos direitos das referidas crianças, são poucos, e a maioria delas não se sente preparada para trabalhar com o público alvo da educação especial. Enfatiza-se que a formação inicial do (a) Pedagogo (a) para dar conta do processo ensino-aprendizagem de crianças consideradas, público alvo da Educação Especial, embora tenha passado por muitas reformulações desde a sua instituição, deve ser revista e readequada às reais necessidades desse público, tanto no que compete a carga horária das disciplinas de educação especial e/ou afins, quanto aos estágios obrigatórios em instituições que possuam crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, CRIANÇAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4626_02082017123324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN ROSE GALVÃO HELAL"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN HELAL"
    "autor_email" => "ellenhelal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38192
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 4626
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS (AS) EM RELAÇÃO ÀS SUAS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS CONSIDERADAS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente artigo descreve as percepções de Pedagogos (as) em relação às suas qualificações profissionais para o atendimento de crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Foi realizado uma pesquisa exploratória, descritiva em duas instituições de Educação Infantil, sendo uma instituição pertencente à rede pública e uma à rede particular de São Luís/MA. Os participantes foram onze docentes, todos pertencentes ao sexo feminino, graduadas em Pedagogia. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo sete questões relacionadas à formação continuada e à capacitação para o processo ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais específicas. Os resultados sinalizam que durante a formação continuada das pedagogas, o conteúdo e a carga horária destinados às disciplinas de Educação Especial são insuficientes em relação ao atendimento de crianças com deficiência e/ou com necessidades específicas, bem como, os estágios obrigatórios não contemplam instituições que possuem crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Os saberes dessas profissionais, em relação à operacionalização dos direitos das referidas crianças, são poucos, e a maioria delas não se sente preparada para trabalhar com o público alvo da educação especial. Enfatiza-se que a formação inicial do (a) Pedagogo (a) para dar conta do processo ensino-aprendizagem de crianças consideradas, público alvo da Educação Especial, embora tenha passado por muitas reformulações desde a sua instituição, deve ser revista e readequada às reais necessidades desse público, tanto no que compete a carga horária das disciplinas de educação especial e/ou afins, quanto aos estágios obrigatórios em instituições que possuam crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, CRIANÇAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4626_02082017123324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN ROSE GALVÃO HELAL"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN HELAL"
    "autor_email" => "ellenhelal@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo descreve as percepções de Pedagogos (as) em relação às suas qualificações profissionais para o atendimento de crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Foi realizado uma pesquisa exploratória, descritiva em duas instituições de Educação Infantil, sendo uma instituição pertencente à rede pública e uma à rede particular de São Luís/MA. Os participantes foram onze docentes, todos pertencentes ao sexo feminino, graduadas em Pedagogia. Os instrumentos de coleta de dados foram observação não participante e entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo sete questões relacionadas à formação continuada e à capacitação para o processo ensino-aprendizagem de crianças com necessidades educacionais específicas. Os resultados sinalizam que durante a formação continuada das pedagogas, o conteúdo e a carga horária destinados às disciplinas de Educação Especial são insuficientes em relação ao atendimento de crianças com deficiência e/ou com necessidades específicas, bem como, os estágios obrigatórios não contemplam instituições que possuem crianças consideradas público alvo da Educação Especial. Os saberes dessas profissionais, em relação à operacionalização dos direitos das referidas crianças, são poucos, e a maioria delas não se sente preparada para trabalhar com o público alvo da educação especial. Enfatiza-se que a formação inicial do (a) Pedagogo (a) para dar conta do processo ensino-aprendizagem de crianças consideradas, público alvo da Educação Especial, embora tenha passado por muitas reformulações desde a sua instituição, deve ser revista e readequada às reais necessidades desse público, tanto no que compete a carga horária das disciplinas de educação especial e/ou afins, quanto aos estágios obrigatórios em instituições que possuam crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.