CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36185 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 859 "inscrito_id" => 3969 "titulo" => "CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO" "resumo" => "O presente trabalho constitui uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “Estudando os Poliedros de Platão com Canudos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos da segunda série do Ensino Médio. O trabalho consistiu na confecção dos Poliedros de Platão com canudos, com o intuito de proporcionar aos estudantes a aprendizagem de conceitos como: vértices, arestas, faces, áreas total e lateral, e volume; para promover uma aprendizagem mais dinâmica a partir da visualização espacial. Pois, com o uso de materiais, é possível fundamentar de forma mais significativa a formação e a obtenção de novas ideias e conhecimentos matemáticos. Durante a oficina, os alunos apresentaram algumas dificuldades em identificar conceitos básicos da geometria plana, os quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos da geometria espacial. Entretanto, essas deficiências foram sendo superadas à medida em que as revisões eram realizadas para obter um melhor entendimento. Buscamos preparar as atividades, almejando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e um afeto pela Matemática. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino de geometria pode ser mais expressivo quando utilizamos uma metodologia diferenciada para trabalhar com os alunos em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de materiais manipuláveis se mostra uma ferramenta interessante no estudo dos poliedros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLIEDROS DE PLATÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3969_06092017130052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO AMORIM" "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36185 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 859 "inscrito_id" => 3969 "titulo" => "CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO" "resumo" => "O presente trabalho constitui uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “Estudando os Poliedros de Platão com Canudos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos da segunda série do Ensino Médio. O trabalho consistiu na confecção dos Poliedros de Platão com canudos, com o intuito de proporcionar aos estudantes a aprendizagem de conceitos como: vértices, arestas, faces, áreas total e lateral, e volume; para promover uma aprendizagem mais dinâmica a partir da visualização espacial. Pois, com o uso de materiais, é possível fundamentar de forma mais significativa a formação e a obtenção de novas ideias e conhecimentos matemáticos. Durante a oficina, os alunos apresentaram algumas dificuldades em identificar conceitos básicos da geometria plana, os quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos da geometria espacial. Entretanto, essas deficiências foram sendo superadas à medida em que as revisões eram realizadas para obter um melhor entendimento. Buscamos preparar as atividades, almejando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e um afeto pela Matemática. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino de geometria pode ser mais expressivo quando utilizamos uma metodologia diferenciada para trabalhar com os alunos em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de materiais manipuláveis se mostra uma ferramenta interessante no estudo dos poliedros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLIEDROS DE PLATÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3969_06092017130052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO AMORIM" "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }