Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO

Palavra-chaves: GEOMETRIA ESPACIAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLIEDROS DE PLATÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “Estudando os Poliedros de Platão com Canudos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos da segunda série do Ensino Médio. O trabalho consistiu na confecção dos Poliedros de Platão com canudos, com o intuito de proporcionar aos estudantes a aprendizagem de conceitos como: vértices, arestas, faces, áreas total e lateral, e volume; para promover uma aprendizagem mais dinâmica a partir da visualização espacial. Pois, com o uso de materiais, é possível fundamentar de forma mais significativa a formação e a obtenção de novas ideias e conhecimentos matemáticos. Durante a oficina, os alunos apresentaram algumas dificuldades em identificar conceitos básicos da geometria plana, os quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos da geometria espacial. Entretanto, essas deficiências foram sendo superadas à medida em que as revisões eram realizadas para obter um melhor entendimento. Buscamos preparar as atividades, almejando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e um afeto pela Matemática. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino de geometria pode ser mais expressivo quando utilizamos uma metodologia diferenciada para trabalhar com os alunos em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de materiais manipuláveis se mostra uma ferramenta interessante no estudo dos poliedros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLIEDROS DE PLATÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3969_06092017130052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO AMORIM"
    "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 859
    "inscrito_id" => 3969
    "titulo" => "CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM O AUXILIO DO MATERIAL CONCRETO"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “Estudando os Poliedros de Platão com Canudos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos da segunda série do Ensino Médio. O trabalho consistiu na confecção dos Poliedros de Platão com canudos, com o intuito de proporcionar aos estudantes a aprendizagem de conceitos como: vértices, arestas, faces, áreas total e lateral, e volume; para promover uma aprendizagem mais dinâmica a partir da visualização espacial. Pois, com o uso de materiais, é possível fundamentar de forma mais significativa a formação e a obtenção de novas ideias e conhecimentos matemáticos. Durante a oficina, os alunos apresentaram algumas dificuldades em identificar conceitos básicos da geometria plana, os quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos da geometria espacial. Entretanto, essas deficiências foram sendo superadas à medida em que as revisões eram realizadas para obter um melhor entendimento. Buscamos preparar as atividades, almejando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e um afeto pela Matemática. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino de geometria pode ser mais expressivo quando utilizamos uma metodologia diferenciada para trabalhar com os alunos em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de materiais manipuláveis se mostra uma ferramenta interessante no estudo dos poliedros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, POLIEDROS DE PLATÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3969_06092017130052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO AMORIM"
    "autor_email" => "pedroamoriim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho constitui uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “Estudando os Poliedros de Platão com Canudos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos da segunda série do Ensino Médio. O trabalho consistiu na confecção dos Poliedros de Platão com canudos, com o intuito de proporcionar aos estudantes a aprendizagem de conceitos como: vértices, arestas, faces, áreas total e lateral, e volume; para promover uma aprendizagem mais dinâmica a partir da visualização espacial. Pois, com o uso de materiais, é possível fundamentar de forma mais significativa a formação e a obtenção de novas ideias e conhecimentos matemáticos. Durante a oficina, os alunos apresentaram algumas dificuldades em identificar conceitos básicos da geometria plana, os quais são fundamentais para a compreensão dos assuntos da geometria espacial. Entretanto, essas deficiências foram sendo superadas à medida em que as revisões eram realizadas para obter um melhor entendimento. Buscamos preparar as atividades, almejando sempre atrair a atenção e despertar o interesse dos estudantes pela atividade e um afeto pela Matemática. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino de geometria pode ser mais expressivo quando utilizamos uma metodologia diferenciada para trabalhar com os alunos em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de materiais manipuláveis se mostra uma ferramenta interessante no estudo dos poliedros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.