PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38187 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4516 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, DIRETRIZES CURRICULARES, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_16102017223150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ" "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ" "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38187 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4516 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE OS DOCUMENTOS FORMATIVOS: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS" "resumo" => "Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, DIRETRIZES CURRICULARES, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID405_16102017223150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAIZA NAIARA DA SILVA LUZ" "autor_nome_curto" => "TAIZA LUZ" "autor_email" => "mariataizaluz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }