Ao passar do tempo o currículo do curso de Pedagogia sofreu uma série de reformulações, desde sua criação em 1939 vem sendo modificado devido as demandas sociais e legais para aperfeiçoamento do curso, resultando no currículo que conhecemos atualmente. A fim de compreender a percepção dos alunos do curso de Pedagogia em relação aos documentos curriculares que estruturam o curso supracitado, o seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no qual teve o intuito de perceber a compreensão desses discentes acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) (2012), elaborado em uma parceria entre o Campus Central e Campi Avançados, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura outorgadas pelo Conselho Nacional de Educação (2006). Esta problemática surgiu com a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, ministrada no terceiro período do curso de Pedagogia da UERN, que dentre outros conteúdos, aludiu aos referidos documentos e sua importância para a estruturação do curso de Pedagogia, partimos do pressuposto de que somente é possível se opor, questionar, criticar e propor soluções ao curso se a pessoa que o faz possuir discernimento a respeito dos documentos que regem o mesmo. Por fim, foi constatado que o projeto pedagógico precisa ser frequentemente examinado de forma coletiva, de modo que envolva discentes, docentes, técnicos administrativos e demais funcionários, a fim de identificar novas possibilidades para o currículo do curso e que este possa acompanhar as evoluções e contrariedades que estão presentes no cotidiano dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.