Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35900
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4233
    "inscrito_id" => 4562
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente vivenciamos diversos problemas que afetam o meio ambiente, poluição, desmatamento, queimadas e etc. Diante  desta situação é necessário que o homem seja educado a evitar tais práticas que prejudicam nossos recursos naturais, nesse caso a Educação Ambiental (EA), torna-se uma ferramenta importante nesse processo, sendo essencial sua abordagem nas instituições de ensino, nas comunidades, nos grupos sociais, na religião para que seus conceitos sejam de conhecimento de toda população, pois atitudes simples diárias podem ser praticadas ou evitadas que tenham efeitos significativo quanto a preservação do meio ambiente. Nesses parâmetros, a pesquisa objetivou-se identificar as concepções de alunos do ensino médio em relação as contribuições da EA no seu cotidiano, além da importância da escola nessas abordagens. O desenvolvimento do trabalho se deu através da aplicação de um questionário com cinco perguntas de caráter objetivo, no qual os alunos podiam destacar a influência da escola nas ações de EA. As análises demostraram que a escola apresenta um papel importante nos problemas ambientais, no entanto pouco se trabalha esses assuntos, muitas vezes acabam sendo introduzidos de maneira ineficiente, ou seja, incapaz de despertar  no aluno o interesse de ser educado ambientalmente. Dessa maneira, o mesmo não seria capaz de levar os conhecimentos adquiridos nas atividades ambientais educativas, além de praticar a conservação do meio ambiente junto com sua família, seus amigos, sua comunidade, enfim, com todos aqueles que lhe circundam. Portanto, é fundamental a compreensão da imensa necessidade em preocupar-se com o meio ambiente, adquirida pelos alunos através dessas ações realizadas nas escolas, os impulsionará  a compartilhar este aprendizado, ampliando assim a EA na escola e na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4562_16102017193202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLEI GUTIERREZ DANTAS BERNARDO OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GUTIERREZ "
    "autor_email" => "gutidantas12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35900
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4233
    "inscrito_id" => 4562
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente vivenciamos diversos problemas que afetam o meio ambiente, poluição, desmatamento, queimadas e etc. Diante  desta situação é necessário que o homem seja educado a evitar tais práticas que prejudicam nossos recursos naturais, nesse caso a Educação Ambiental (EA), torna-se uma ferramenta importante nesse processo, sendo essencial sua abordagem nas instituições de ensino, nas comunidades, nos grupos sociais, na religião para que seus conceitos sejam de conhecimento de toda população, pois atitudes simples diárias podem ser praticadas ou evitadas que tenham efeitos significativo quanto a preservação do meio ambiente. Nesses parâmetros, a pesquisa objetivou-se identificar as concepções de alunos do ensino médio em relação as contribuições da EA no seu cotidiano, além da importância da escola nessas abordagens. O desenvolvimento do trabalho se deu através da aplicação de um questionário com cinco perguntas de caráter objetivo, no qual os alunos podiam destacar a influência da escola nas ações de EA. As análises demostraram que a escola apresenta um papel importante nos problemas ambientais, no entanto pouco se trabalha esses assuntos, muitas vezes acabam sendo introduzidos de maneira ineficiente, ou seja, incapaz de despertar  no aluno o interesse de ser educado ambientalmente. Dessa maneira, o mesmo não seria capaz de levar os conhecimentos adquiridos nas atividades ambientais educativas, além de praticar a conservação do meio ambiente junto com sua família, seus amigos, sua comunidade, enfim, com todos aqueles que lhe circundam. Portanto, é fundamental a compreensão da imensa necessidade em preocupar-se com o meio ambiente, adquirida pelos alunos através dessas ações realizadas nas escolas, os impulsionará  a compartilhar este aprendizado, ampliando assim a EA na escola e na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4562_16102017193202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLEI GUTIERREZ DANTAS BERNARDO OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GUTIERREZ "
    "autor_email" => "gutidantas12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente vivenciamos diversos problemas que afetam o meio ambiente, poluição, desmatamento, queimadas e etc. Diante desta situação é necessário que o homem seja educado a evitar tais práticas que prejudicam nossos recursos naturais, nesse caso a Educação Ambiental (EA), torna-se uma ferramenta importante nesse processo, sendo essencial sua abordagem nas instituições de ensino, nas comunidades, nos grupos sociais, na religião para que seus conceitos sejam de conhecimento de toda população, pois atitudes simples diárias podem ser praticadas ou evitadas que tenham efeitos significativo quanto a preservação do meio ambiente. Nesses parâmetros, a pesquisa objetivou-se identificar as concepções de alunos do ensino médio em relação as contribuições da EA no seu cotidiano, além da importância da escola nessas abordagens. O desenvolvimento do trabalho se deu através da aplicação de um questionário com cinco perguntas de caráter objetivo, no qual os alunos podiam destacar a influência da escola nas ações de EA. As análises demostraram que a escola apresenta um papel importante nos problemas ambientais, no entanto pouco se trabalha esses assuntos, muitas vezes acabam sendo introduzidos de maneira ineficiente, ou seja, incapaz de despertar no aluno o interesse de ser educado ambientalmente. Dessa maneira, o mesmo não seria capaz de levar os conhecimentos adquiridos nas atividades ambientais educativas, além de praticar a conservação do meio ambiente junto com sua família, seus amigos, sua comunidade, enfim, com todos aqueles que lhe circundam. Portanto, é fundamental a compreensão da imensa necessidade em preocupar-se com o meio ambiente, adquirida pelos alunos através dessas ações realizadas nas escolas, os impulsionará a compartilhar este aprendizado, ampliando assim a EA na escola e na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.