Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO A RESPEITO NO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO COLETIVO

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com o advento da tecnologia e do desenvolvimento dos recursos tecnológicos voltados para a educação, o modelo tradicional de ensino, focado no professor em detrimento do aluno, tem passado por uma série de mudanças. Mais especificamente nas universidades, esse modelo de ensino tem sido fortemente debatido em razão dos altos índices de reprovação observados nas componentes curriculares, especialmente, nas disciplinas de matemática. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a percepção de alunos de graduação vinculados ao curso de bacharelado em ciência e tecnologia da UFERSA, a respeito do uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com 9 perguntas, sendo 3 abertas e 6 fechadas. Os artifícios metodológicos utilizados foram às técnicas de observação direta extensiva e da análise do discurso do sujeito coletivo. O levantamento dos dados ocorreu posterior à aplicação de um curso de curta duração, intitulado “Utilização de software educacional no ensino de matemática”. A pesquisa ocorreu nos dias 26 e 27 de maio de 2016, contemplando 20 participantes. De acordo com os alunos entrevistados, quando interpelados acerca da importância dos recursos tecnológicos na educação, a maioria dos entrevistados afirmou que a principal importância é porque facilita o aprendizado, enquanto a outra parte afirmou que torna a aula mais dinâmica e criativa. Quando questionados sobre quais os maiores problemas das aulas de matemática, os entrevistados, unanimemente, afirmaram que as aulas são monótonas. Já quando confrontados como o uso de um recurso tecnológico melhoraria as aulas, a maioria afirmou que ajudaria na concentração. Outros afirmaram que ajudaria na fixação do conteúdo e na visualização do problema. Por fim, constatou-se que o uso de recursos digitais auxilia positivamente na educação da matemática e, portanto, deve ser feito uma profunda reflexão acerca do modelo tradicional de ensino empregado nos estabelecimentos de ensino do país, conectando as universidades ao novo conceito de educação.

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