ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36813 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1049 "inscrito_id" => 6972 "titulo" => "ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um recorte da nossa pesquisa de doutorado concluída em que teve como objetivo analisar como são implementadas as políticas de edificação dos espaços na Educação Infantil e a reverberação na prática numa sala de atividades de uma unidade construída pelo PROINFANCIA no município de Olho D’água do Borges/RN. A pesquisa foi dividida em três momentos: 1) estudo do espaço no ciclo de políticas; 2) estudo exploratório e 3) estudo de caso/intervenção. A metodologia teve como aportes a abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2007) e o dialogismo de Bakhtin (2011) sobre a pesquisa nas ciências humanas e os processos de aprendizagem e desenvolvimento, concebidos como essencialmente sociais e discursivos. Apoiada na abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball (2011) e colaboradores, a pesquisa buscou investigar os embates e lutas nos contextos de influência, de produção de textos e da prática. A proposta de Ball (1994) é que se analise a política de modo representativo através de um “ciclo político” de maneira que este se configure como um processo histórico, dialógico, conflituoso e plural. Dessa forma, ao analisar a política pública – PROINFANCIA – pela perspectiva da abordagem do ciclo de políticas, compreendemos a produção e negociação de sentidos e significados que compõe os diferentes contextos. O recorte que faremos neste texto, apresenta alguns achados sobre os entraves e dificuldades do Proinfância na Política de formação do município pesquisado. A análise apontou que há tensões entre o texto das políticas e a prática escolar, além das suas implicações histórico-culturais que orientam o enfoque no contexto em estudo. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre a ressignificação das políticas públicas nacionais de Educação Infantil nas Municipais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESPAÇO, PROINFANCIA, CICLO DE POLÍTICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6972_08092017163732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY BRASIL" "autor_email" => "ghislenybrasil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36813 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1049 "inscrito_id" => 6972 "titulo" => "ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um recorte da nossa pesquisa de doutorado concluída em que teve como objetivo analisar como são implementadas as políticas de edificação dos espaços na Educação Infantil e a reverberação na prática numa sala de atividades de uma unidade construída pelo PROINFANCIA no município de Olho D’água do Borges/RN. A pesquisa foi dividida em três momentos: 1) estudo do espaço no ciclo de políticas; 2) estudo exploratório e 3) estudo de caso/intervenção. A metodologia teve como aportes a abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2007) e o dialogismo de Bakhtin (2011) sobre a pesquisa nas ciências humanas e os processos de aprendizagem e desenvolvimento, concebidos como essencialmente sociais e discursivos. Apoiada na abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball (2011) e colaboradores, a pesquisa buscou investigar os embates e lutas nos contextos de influência, de produção de textos e da prática. A proposta de Ball (1994) é que se analise a política de modo representativo através de um “ciclo político” de maneira que este se configure como um processo histórico, dialógico, conflituoso e plural. Dessa forma, ao analisar a política pública – PROINFANCIA – pela perspectiva da abordagem do ciclo de políticas, compreendemos a produção e negociação de sentidos e significados que compõe os diferentes contextos. O recorte que faremos neste texto, apresenta alguns achados sobre os entraves e dificuldades do Proinfância na Política de formação do município pesquisado. A análise apontou que há tensões entre o texto das políticas e a prática escolar, além das suas implicações histórico-culturais que orientam o enfoque no contexto em estudo. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre a ressignificação das políticas públicas nacionais de Educação Infantil nas Municipais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESPAÇO, PROINFANCIA, CICLO DE POLÍTICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6972_08092017163732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY BRASIL" "autor_email" => "ghislenybrasil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }