LUCAS, Leandro Mario et al.. A prática docente orientada pela etnomatemática. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35545>. Acesso em: 22/11/2024 03:15
Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior, na qual a Etnomatemática referenciou a intervenção pedagógica que fizemos. Neste momento, afloram reflexões sobre a teoria e a prática exploradas que nos permitiu, a partir dos conceitos de matemática, educação e aprendizagem defendidos por este campo de pesquisa, compreender algumas características que a prática docente tende a tomar, quando realizada á luz de tal perspectiva. Assim sendo, objetivamos analisar as implicações que os supracitados conceitos etnomatemáticos acarretam para a prática docente. Para tanto, nos embasamos teoricamente em D‟Ambrósio (1986; 1998; 2009; 2015), descrevemos a intervenção feita e concluímos que, de uma maneira geral, quando orientado pela Etnomatemática, o ensino tende a distanciar-se de práticas predominantemente tradicionais, assim contribuindo para a superação de alguns desafios que o ensino de matemática tem enfrentado ou imposto aos alunos, aos educadores e ao próprio conhecimento matemático.