SILVA, Andréa Zeferino Da. Vivenciando práticas de leitura literárias na educação infantil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38899>. Acesso em: 05/11/2024 11:33
É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora.