VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38899 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 6328 "titulo" => "VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERATURA INFANTIL, PRAZER À LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID6328_08092017112217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38899 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 991 "inscrito_id" => 6328 "titulo" => "VIVENCIANDO PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É através da articulação entre a teoria e a prática, o estudo e a vivência que o aluno tem a oportunidade de refletir e compreender com mais eficácia o seu papel e a sua contribuição para a realidade que está inserido. O presente trabalho foi desenvolvido como atividade obrigatória da disciplina Estágio Supervisionado II, sendo pré-requisito do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do 9º período, da universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como principal objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio para educação infantil através da observação do cotidiano de uma Creche pública, na cidade de Campina Grande, com o estudo do literário, propondo apresentar para os pequenos, gêneros textuais literários que despertasse a sua participação em sala de aula a partir de suas curiosidades, buscando, assim, a valorização da criatividade e da emoção infantil. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos as seguintes: observação do espaço físico, observação e análise da organização administrativa e pedagógica da instituição, observação do cotidiano da sala de aula, observação das aulas na turma do Pré-escolar II em dupla e intervenção na sala de aula. Durante intervenção trabalhamos com atividades de obras literárias propiciando o prazer e a formação leitora a partir dos gêneros textuais narrativas curtas, poesia e cantigas populares, buscando desenvolver atividades que fomentasse o prazer à leitura, procurando estimular a imaginação, a criatividade e compreensão das crianças durante as intervenções. Esse trabalho permitiu que compreendêssemos que desenvolver atividades com a literatura infantil, quando bem desenvolvido pelo mediador da leitura ajuda certamente na valorização da criatividade, da emoção infantil, das respostas às curiosidades e da independência da criança leitora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LITERATURA INFANTIL, PRAZER À LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID6328_08092017112217.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }