A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35441 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 5982 "titulo" => "A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES" "resumo" => "A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi de formar cidadãos, participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5982_12092017000401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ROSEMARY AQUINO" "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com." "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35441 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2484 "inscrito_id" => 5982 "titulo" => "A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES" "resumo" => "A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi de formar cidadãos, participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5982_12092017000401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ROSEMARY AQUINO" "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com." "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }