Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES

Palavra-chaves: LEITURA, LETRAMENTO, CONSTRUTIVISMO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35441
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2484
    "inscrito_id" => 5982
    "titulo" => "A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES"
    "resumo" => "A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através  da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi  de formar cidadãos,  participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CONSTRUTIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5982_12092017000401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY AQUINO"
    "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35441
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2484
    "inscrito_id" => 5982
    "titulo" => "A LEITURA SOB A ÓTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES"
    "resumo" => "A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através  da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi  de formar cidadãos,  participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CONSTRUTIVISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5982_12092017000401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY AQUINO"
    "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi de formar cidadãos, participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.