Este trabalho tem como premissa apresentar resultados preliminares de uma investigação que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, tendo como principal problema da pesquisa: a pouca utilização e a baixa participação da comunidade na construção ou revisão do projeto político-pedagógico (PPP) nas escolas. Procuramos discutir possibilidades para o aumento da participação dos segmentos escolares, assim como verificar a função de organização do trabalho pedagógico nos ambientes escolares. Estes questionamentos surgem da necessidade do cumprimento legal exigido na Constituição de 1998, ao exigir uma gestão democrática no ensino público em seu artigo 2016 e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/1996, que regulamenta o PPP como instrumento para legitimar a gestão democrática, em seus artigos 12, 13 e 14. Foi eleito como objetivo da pesquisa: discutir a construção participativa do projeto político-pedagógico. Na metodologia, a pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa-ação que segue as etapas ciclos de pesquisa (diagnóstico, ação, avaliação e reflexão) podendo se repetir diversas vezes. Tendo como grupo focal professores da rede municipal e estadual da turma do PARFOR do estágio supervisionado realizado na própria Universidade. Os resultados obtidos são preliminares e fruto de uma construção coletiva durante o estágio supervisionado, onde surgiu à necessidade de transcrever um áudio e descoberto como construir um aplicativo básico, então sugerimos a utilização do mesmo para ligar um formulário do Google e realizar um laboratório sobre os elementos básicos do PPP. Durante a construção encontramos respostas que demonstravam o entendimento do que foi solicitado e outras não. As conclusões obtidas com a intervenção realizada demonstrou um aumento na participação, entretanto foram encontrados desafios a serem superados, pois identificamos alguns obstáculos como, a dificuldade de usar internet, a necessidade de ter uma conta do Google, as respostas não poderão ser alteradas e surgiram dúvidas na interpretação. Ressaltamos que através de pesquisas recentes, deve-se ter o cuidado de não realizar uma padronização, pois com uso de roteiros, por exemplo, pode ocasionar risco de não cumprir com a função de legitimar a democracia e de ao invés de descentralizar as ações, centralizar ficando ainda mais distante da autonomia.