CANUTO, Kleber Jorge. A importância do lúdico na educação matemática inclusiva. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35356>. Acesso em: 22/11/2024 11:30
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Um dos caminhos a se desenhar nesta perspectiva inclusiva é a brincadeira. Ela é tida como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades. O lúdico na educação matemática inclusiva estimula e motiva educadores e alunos, com necessidades educacionais especiais ou não. Os jogos trazem consigo muitos aspectos que ajudam os alunos a adquirir autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do aluno com o diferente, respeitando suas especificidades. Se há a necessidade de se falar em inclusão é porque muitos têm sido excluídos na esfera social e educacional e, portanto, é importante refletir sobre o que é ser ou estar incluído, ou pensar sobre quem são os excluídos e como as pessoas são excluídas quando estamos falando de educação. Ao falar de uma Educação Matemática Inclusiva destinada ao estudo das particularidades do processo de aprendizagem de todos os alunos, é importante que os educadores se antecipem, conhecendo às várias especificidades dos alunos, tratando o tema com maturidade, obtendo resultados através dos mesmos materiais pedagógicos para todos os alunos, tenham eles necessidades educacionais especiais ou não. Por meio de analogias a criança conseguirá relacionar e diferenciar o imaginário da realidade e, ainda, tomando consciência das regras dos jogos ela será capaz de conviver com diferentes grupos, respeitando o outro nas suas especificidades, dentre outros vários valores que poderão ser adquiridos por meio dos jogos e de como estes forem direcionados.