Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa cuja principal finalidade é retratar de que forma a literatura infantil está presente em sala de aula, com que frequência é utilizada como instrumento na melhoria no ensino-aprendizagem dos alunos e quais os caminhos percorridos para sua efetivação. Visto que a leitura se faz importante para todos, possibilitando-os ampliar as suas habilidades e fortalecer as potencialidades, oferecendo-os a capacidade de compreender o mundo em vive, o objetivo foi traçar um perfil das práticas pedagógicas que são realizadas em torno da leitura de obras da literatura infantil, na tentativa de descobrir qual sua real importância no processo de desenvolvimento e formação dos sujeitos, Parte dessa premissa a necessidade que as escolas têm em realizar atividades que integrem os alunos a essa prática prazerosa que se inicia no ato do ouvir, para que, posteriormente, através desse incentivo eles possam desenvolver esse hábito, tornando-se, possivelmente, um leitor permanente. Para tanto, o campo de estudo se concentrou em uma escola localizada na zona rural do município de Agrestina-PE, mais especificamente numa sala do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse ínterim, o caminho metodológico seguido foram as observações e a entrevista, para o registro das visitas realizadas foi utilizado o diário de campo, tendo os dados sido organizados e compreendidos a partir de orientações etnográficas, as quais proporcionaram a descoberta da relevância e dos aspectos fundamentais que a literatura infantil detém no processo de desenvolvimento dos sujeitos e suas contribuições na conquista de uma formação plena e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.