Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM

Palavra-chaves: LITERATURA;, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I;, LIVRO DIDÁTICO;, ATIVIDADES REALIZADAS;, ATIVIDADES REALIZADAS; Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37687 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3441 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, resultantes da observação do componente curricular Estágio Supervisionado I, a fim de verificar se nelas foram trabalhadas satisfatoriamente os textos literários, caso tenha ocorrido esse trabalho, e se foram realizadas atividades que possam estimular os alunos a realizarem uma leitura crítica e reflexiva das obras estudadas. Além disso, buscamos ainda analisar a forma como foi utilizado o livro didático por parte dos professores observados durante o estágio, se foi de maneira totalitária ou como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, usamos como principal fonte teórica Os Referenciais Curriculares para o ensino médio da Paraíba e dizemos nossa análise com base em três importantes critérios: O uso do livro didático; O trabalho com a obra literária; assim como as atividades realizadas. A partir das observações das aulas e das reflexões realizadas com base nos textos teóricos e nas discussões da disciplina de Estágio Supervisionado I, percebemos que os professores têm estado muito presos ao livro didático e que não têm dado a devida importância ao trabalho com o texto literário, se utilizando de atividades que acabam, na maioria das vezes, menosprezando o real sentido do texto literário em função de estudos gramaticais, reduzindo o estudo de literatura às características dos movimentos históricos das escolas literárias ou a uma bibliografia intensiva dos autores que pertencem a elas, fugindo assim do real propósito da aula de literatura que é o trabalho com a obra literária.O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, re" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LITERATURA;, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I;, LIVRO DIDÁTICO;, ATIVIDADES REALIZADAS;, ATIVIDADES REALIZADAS;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID64_12102017232246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FIDELIS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SAMARA FIDELIS" "autor_email" => "samara_cats@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37687 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3441 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, resultantes da observação do componente curricular Estágio Supervisionado I, a fim de verificar se nelas foram trabalhadas satisfatoriamente os textos literários, caso tenha ocorrido esse trabalho, e se foram realizadas atividades que possam estimular os alunos a realizarem uma leitura crítica e reflexiva das obras estudadas. Além disso, buscamos ainda analisar a forma como foi utilizado o livro didático por parte dos professores observados durante o estágio, se foi de maneira totalitária ou como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, usamos como principal fonte teórica Os Referenciais Curriculares para o ensino médio da Paraíba e dizemos nossa análise com base em três importantes critérios: O uso do livro didático; O trabalho com a obra literária; assim como as atividades realizadas. A partir das observações das aulas e das reflexões realizadas com base nos textos teóricos e nas discussões da disciplina de Estágio Supervisionado I, percebemos que os professores têm estado muito presos ao livro didático e que não têm dado a devida importância ao trabalho com o texto literário, se utilizando de atividades que acabam, na maioria das vezes, menosprezando o real sentido do texto literário em função de estudos gramaticais, reduzindo o estudo de literatura às características dos movimentos históricos das escolas literárias ou a uma bibliografia intensiva dos autores que pertencem a elas, fugindo assim do real propósito da aula de literatura que é o trabalho com a obra literária.O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, re" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LITERATURA;, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I;, LIVRO DIDÁTICO;, ATIVIDADES REALIZADAS;, ATIVIDADES REALIZADAS;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID64_12102017232246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FIDELIS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SAMARA FIDELIS" "autor_email" => "samara_cats@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, resultantes da observação do componente curricular Estágio Supervisionado I, a fim de verificar se nelas foram trabalhadas satisfatoriamente os textos literários, caso tenha ocorrido esse trabalho, e se foram realizadas atividades que possam estimular os alunos a realizarem uma leitura crítica e reflexiva das obras estudadas. Além disso, buscamos ainda analisar a forma como foi utilizado o livro didático por parte dos professores observados durante o estágio, se foi de maneira totalitária ou como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, usamos como principal fonte teórica Os Referenciais Curriculares para o ensino médio da Paraíba e dizemos nossa análise com base em três importantes critérios: O uso do livro didático; O trabalho com a obra literária; assim como as atividades realizadas. A partir das observações das aulas e das reflexões realizadas com base nos textos teóricos e nas discussões da disciplina de Estágio Supervisionado I, percebemos que os professores têm estado muito presos ao livro didático e que não têm dado a devida importância ao trabalho com o texto literário, se utilizando de atividades que acabam, na maioria das vezes, menosprezando o real sentido do texto literário em função de estudos gramaticais, reduzindo o estudo de literatura às características dos movimentos históricos das escolas literárias ou a uma bibliografia intensiva dos autores que pertencem a elas, fugindo assim do real propósito da aula de literatura que é o trabalho com a obra literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.