Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38105
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 841
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "resumo" => "A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID21_05092017232600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAUJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "ZACARIAS  CARVALHO"
    "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38105
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 841
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "resumo" => "A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID21_05092017232600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAUJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "ZACARIAS  CARVALHO"
    "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.