OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38105 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 841 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS" "resumo" => "A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID21_05092017232600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAUJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38105 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 841 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS" "resumo" => "A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID21_05092017232600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAUJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }