ESTÍMULOS DESENCADEADORES DA RAIVA NA ESCOLA PÚBLICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36865 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 7115 "titulo" => "ESTÍMULOS DESENCADEADORES DA RAIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Resumo: O presente artigo aborda a temática de forma específica, atentando para a emoção da raiva no universo escolar. A emoção da raiva compreendida como uma emoção que vem de um sentimento de protesto e indignação quando o sujeito sente-se ofendido é uma emoção protetora. Por esse olhar vai de encontro com a Educação Emocional com o intuito de promover o bem estar subjetivo e uma educação libertadora, a educação emocional é um processo contínuo, educativo e urgente. Neste projeto objetivou-se identificar quais são as situações que desencadeiam a raiva nos adolescentes que estão na rede pública de ensino, a fim de verificar em que medida as situações são potencialmente conflitivas no cotidiano escolar e relações entre os adolescentes. Foi utilizado neste processo de investigação o questionário aberto denominado “Diário das Emoções”, totalizando 280 alunos do 1° ao 9° ano na Escola Municipal David Trindade, localizada em Mangabeira- PB com o intuito de identificar os elementos desencadeadores das emoções de acordo com os adolescentes. A organização do projeto foi dividida em três: aplicação dos questionários; investigação/categorias de informação; e, codificação e análise dos dados. Após a análise dos dados no que diz respeito à emoção da raiva, a partir dos depoimentos dos adolescentes foram apontados por eles alguns estímulos competentes que desencadeiam a raiva na escola como: família; agressão; invasão de privacidade; falta de atenção; ciúmes; falsidade/mentira; injustiça, fofoca e apelido. Essas práticas e atitudes estão fazendo parte do cotidiano escolar, sobretudo das relações entre adolescentes, desencadeando conflitos e comportamentos agressivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "RAIVA, ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID7115_11092017162432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNIELY LAÍS LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "ANNIELY" "autor_email" => "annylais8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36865 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 7115 "titulo" => "ESTÍMULOS DESENCADEADORES DA RAIVA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Resumo: O presente artigo aborda a temática de forma específica, atentando para a emoção da raiva no universo escolar. A emoção da raiva compreendida como uma emoção que vem de um sentimento de protesto e indignação quando o sujeito sente-se ofendido é uma emoção protetora. Por esse olhar vai de encontro com a Educação Emocional com o intuito de promover o bem estar subjetivo e uma educação libertadora, a educação emocional é um processo contínuo, educativo e urgente. Neste projeto objetivou-se identificar quais são as situações que desencadeiam a raiva nos adolescentes que estão na rede pública de ensino, a fim de verificar em que medida as situações são potencialmente conflitivas no cotidiano escolar e relações entre os adolescentes. Foi utilizado neste processo de investigação o questionário aberto denominado “Diário das Emoções”, totalizando 280 alunos do 1° ao 9° ano na Escola Municipal David Trindade, localizada em Mangabeira- PB com o intuito de identificar os elementos desencadeadores das emoções de acordo com os adolescentes. A organização do projeto foi dividida em três: aplicação dos questionários; investigação/categorias de informação; e, codificação e análise dos dados. Após a análise dos dados no que diz respeito à emoção da raiva, a partir dos depoimentos dos adolescentes foram apontados por eles alguns estímulos competentes que desencadeiam a raiva na escola como: família; agressão; invasão de privacidade; falta de atenção; ciúmes; falsidade/mentira; injustiça, fofoca e apelido. Essas práticas e atitudes estão fazendo parte do cotidiano escolar, sobretudo das relações entre adolescentes, desencadeando conflitos e comportamentos agressivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "RAIVA, ADOLESCENTES, EDUCAÇÃO EMOCIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID7115_11092017162432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNIELY LAÍS LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "ANNIELY" "autor_email" => "annylais8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }