Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DA GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS, ESTUDANTES Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35651
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2939
    "inscrito_id" => 5362
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      O presente artigo busca compreender a utilização das novas tecnologias da Informação e\r\n
      Comunicação (NTICs) no ensino da Geografia, em uma escola de referência no ensino médio,\r\n
      localizada no bairro do Engenho Maranguape no município de Paulista-PE. Procurou entender\r\n
      como o ensino tradicional e mecanizado afeta o aprendizado dos estudantes e, em contrapartida,\r\n
      como os recursos inovadores podem auxiliar para uma aula mais dinâmica e interessante para os\r\n
      alunos. Pensar o ensino da Geografia apenas com métodos antigos de memorização e reprodução\r\n
      não trazem bons resultados para a aprendizagem dos estudantes. Assim como o mundo muda e se\r\n
      atualiza, a Geografia escolar precisa se adaptar às mudanças. O uso dos recursos tecnológicos torna-\r\n
      se uma ferramenta útil para as práticas pedagógicas no ensino não somente por tratar-se de recurso\r\n
      didático de grande empatia pelos nossos alunos, mas por proporcionar o uso de diferentes\r\n
      linguagens para construir conhecimentos geográficos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-\r\n
      se como abordagem metodológica o estudo de caso. Visando a coleta dos dados, foi aplicado um\r\n
      questionário com a docente que ministra aulas de Geografia no Ensino Médio. Percebemos que o\r\n
      uso da tecnologia na escola é um importante meio de articulação entre os conteúdos a ser trabalhado\r\n
      e a realidade dos discentes. No caso da ciência geográfica, é uma forma dos estudantes\r\n
      relacionarem os conteúdos com imagens que fazem parte de um determinado espaço. Nós\r\n
      acreditamos que a tecnologia sozinha não é capaz de promover um bom desenvolvimento dos\r\n
      indivíduos, pois é preciso profissionais capacitados, salas equipadas e confortáveis, meios que\r\n
      forneçam o uso adequado das tecnologias visando uma melhor aprendizagem dos estudantes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5362_28092017112502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE MATHEUS AQUINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE MATHEUS"
    "autor_email" => "wallace.aquino0@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35651
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2939
    "inscrito_id" => 5362
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => """
      O presente artigo busca compreender a utilização das novas tecnologias da Informação e\r\n
      Comunicação (NTICs) no ensino da Geografia, em uma escola de referência no ensino médio,\r\n
      localizada no bairro do Engenho Maranguape no município de Paulista-PE. Procurou entender\r\n
      como o ensino tradicional e mecanizado afeta o aprendizado dos estudantes e, em contrapartida,\r\n
      como os recursos inovadores podem auxiliar para uma aula mais dinâmica e interessante para os\r\n
      alunos. Pensar o ensino da Geografia apenas com métodos antigos de memorização e reprodução\r\n
      não trazem bons resultados para a aprendizagem dos estudantes. Assim como o mundo muda e se\r\n
      atualiza, a Geografia escolar precisa se adaptar às mudanças. O uso dos recursos tecnológicos torna-\r\n
      se uma ferramenta útil para as práticas pedagógicas no ensino não somente por tratar-se de recurso\r\n
      didático de grande empatia pelos nossos alunos, mas por proporcionar o uso de diferentes\r\n
      linguagens para construir conhecimentos geográficos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-\r\n
      se como abordagem metodológica o estudo de caso. Visando a coleta dos dados, foi aplicado um\r\n
      questionário com a docente que ministra aulas de Geografia no Ensino Médio. Percebemos que o\r\n
      uso da tecnologia na escola é um importante meio de articulação entre os conteúdos a ser trabalhado\r\n
      e a realidade dos discentes. No caso da ciência geográfica, é uma forma dos estudantes\r\n
      relacionarem os conteúdos com imagens que fazem parte de um determinado espaço. Nós\r\n
      acreditamos que a tecnologia sozinha não é capaz de promover um bom desenvolvimento dos\r\n
      indivíduos, pois é preciso profissionais capacitados, salas equipadas e confortáveis, meios que\r\n
      forneçam o uso adequado das tecnologias visando uma melhor aprendizagem dos estudantes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5362_28092017112502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE MATHEUS AQUINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE MATHEUS"
    "autor_email" => "wallace.aquino0@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo busca compreender a utilização das novas tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no ensino da Geografia, em uma escola de referência no ensino médio, localizada no bairro do Engenho Maranguape no município de Paulista-PE. Procurou entender como o ensino tradicional e mecanizado afeta o aprendizado dos estudantes e, em contrapartida, como os recursos inovadores podem auxiliar para uma aula mais dinâmica e interessante para os alunos. Pensar o ensino da Geografia apenas com métodos antigos de memorização e reprodução não trazem bons resultados para a aprendizagem dos estudantes. Assim como o mundo muda e se atualiza, a Geografia escolar precisa se adaptar às mudanças. O uso dos recursos tecnológicos torna- se uma ferramenta útil para as práticas pedagógicas no ensino não somente por tratar-se de recurso didático de grande empatia pelos nossos alunos, mas por proporcionar o uso de diferentes linguagens para construir conhecimentos geográficos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou- se como abordagem metodológica o estudo de caso. Visando a coleta dos dados, foi aplicado um questionário com a docente que ministra aulas de Geografia no Ensino Médio. Percebemos que o uso da tecnologia na escola é um importante meio de articulação entre os conteúdos a ser trabalhado e a realidade dos discentes. No caso da ciência geográfica, é uma forma dos estudantes relacionarem os conteúdos com imagens que fazem parte de um determinado espaço. Nós acreditamos que a tecnologia sozinha não é capaz de promover um bom desenvolvimento dos indivíduos, pois é preciso profissionais capacitados, salas equipadas e confortáveis, meios que forneçam o uso adequado das tecnologias visando uma melhor aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.