O presente artigo busca compreender a utilização das novas tecnologias da Informação e
Comunicação (NTICs) no ensino da Geografia, em uma escola de referência no ensino médio,
localizada no bairro do Engenho Maranguape no município de Paulista-PE. Procurou entender
como o ensino tradicional e mecanizado afeta o aprendizado dos estudantes e, em contrapartida,
como os recursos inovadores podem auxiliar para uma aula mais dinâmica e interessante para os
alunos. Pensar o ensino da Geografia apenas com métodos antigos de memorização e reprodução
não trazem bons resultados para a aprendizagem dos estudantes. Assim como o mundo muda e se
atualiza, a Geografia escolar precisa se adaptar às mudanças. O uso dos recursos tecnológicos torna-
se uma ferramenta útil para as práticas pedagógicas no ensino não somente por tratar-se de recurso
didático de grande empatia pelos nossos alunos, mas por proporcionar o uso de diferentes
linguagens para construir conhecimentos geográficos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-
se como abordagem metodológica o estudo de caso. Visando a coleta dos dados, foi aplicado um
questionário com a docente que ministra aulas de Geografia no Ensino Médio. Percebemos que o
uso da tecnologia na escola é um importante meio de articulação entre os conteúdos a ser trabalhado
e a realidade dos discentes. No caso da ciência geográfica, é uma forma dos estudantes
relacionarem os conteúdos com imagens que fazem parte de um determinado espaço. Nós
acreditamos que a tecnologia sozinha não é capaz de promover um bom desenvolvimento dos
indivíduos, pois é preciso profissionais capacitados, salas equipadas e confortáveis, meios que
forneçam o uso adequado das tecnologias visando uma melhor aprendizagem dos estudantes.