Resumo: Este artigo corresponde a uma reflexão acerca dos desafios vivenciados na/para a formação leitora, especialmente literária, dos discentes da licenciatura em Letras. Para tanto, tem como objetivos focalizar na importância da formação inicial dos discentes a partir de pressupostos teóricos e metodológicos fundamentados na concepção de literatura como produção estética, histórica e cultural (ABREU, 2006); salientar a importância na formação docente do estudo da teoria e da crítica literárias, bem como da prática investigativa e reflexiva de metodologias de abordagem do texto literário em sala de aula, priorizando a leitura do texto literário; relatar a experiência no curso de extensão “O trabalho com o texto literário na sala de aula: ação-reflexão-ação no diálogo entre a licenciatura e a escola de educação básica”. Neste sentido, dialogamos com estudos que tematizam, dentre outras questões, sobre: o perfil do discente da licenciatura em letras como leitor (SEGABINAZI & LUCENA, 2016); leitura e a formação do leitor literário (ZILBERMAN, 1998), (ALVES & NÓBREGA, 2014), (KLAIMAN, 1999), (SOLÉ, 1998), (COSSON, 2009, 2014), (PENNAC, 1993, 2008), (TODOROV, 2009), (BORDINI e AGUIAR, 1993); (SILVA, 2016); concepção de literatura (ABREU, 2006), (CULLER, 1999).