Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ESPAÇOS E TEMPOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS?

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO., CONTEXTO ESCOLAR., FORMAÇÃO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38099
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 773
    "titulo" => "OS ESPAÇOS E TEMPOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS?"
    "resumo" => "O contexto escolar é uma arena fértil para a formação contínua dos professores, cujas ações pedagógicas devem confluir para a materialização do aludido processo. Nesta perspectiva, a partir das demandas reais da referida instituição, os diferentes sujeitos que a compõe, dentre eles os coordenadores pedagógicos, deve empreender o processo de formação docente com vistas a desenvolver uma postura profissional investigativa, crítica-reflexiva, ou seja, consumar o processo formativo contínuo docente a fim de concatenar teoria e prática. Isto é, instigar o professor a atuar como pesquisador, investigador, transformando a sala de aula em laboratório de formação. Logo, esta pesquisa investigou os espaços e tempos de formação docente na seara escolar na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A pesquisa empírica envolveu três coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino médio do município de ipu (CE). Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e três entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos deixam patente à insuficiência de momentos específicos para a formação contínua do professor, isto é, do número insuficiente de ações pedagógicas direcionadas à promoção permanente e sistemática da formação docente. Por fim, sublinhou-se que para a formação contínua do docente promover uma cultura de coletividade, é necessário que haja mecanismos que assegurem a participação dos professores no referido processo. Para isso, é essencial a definição de funções no desenvolvimento das atividades formativas, de modo que favoreçam o envolvimento dos professores. Nessa estrutura, os docentes devem ser convidados a atuarem, segundo suas peculiaridades, competências e responsabilidades, de forma que as atividades concentrem-se na sua finalidade primária de contribuir para a qualificação do docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO., CONTEXTO ESCOLAR., FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID773_05092017211408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "OSMAR HÉLIO"
    "autor_email" => "osmarhelio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38099
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 773
    "titulo" => "OS ESPAÇOS E TEMPOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS?"
    "resumo" => "O contexto escolar é uma arena fértil para a formação contínua dos professores, cujas ações pedagógicas devem confluir para a materialização do aludido processo. Nesta perspectiva, a partir das demandas reais da referida instituição, os diferentes sujeitos que a compõe, dentre eles os coordenadores pedagógicos, deve empreender o processo de formação docente com vistas a desenvolver uma postura profissional investigativa, crítica-reflexiva, ou seja, consumar o processo formativo contínuo docente a fim de concatenar teoria e prática. Isto é, instigar o professor a atuar como pesquisador, investigador, transformando a sala de aula em laboratório de formação. Logo, esta pesquisa investigou os espaços e tempos de formação docente na seara escolar na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A pesquisa empírica envolveu três coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino médio do município de ipu (CE). Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e três entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos deixam patente à insuficiência de momentos específicos para a formação contínua do professor, isto é, do número insuficiente de ações pedagógicas direcionadas à promoção permanente e sistemática da formação docente. Por fim, sublinhou-se que para a formação contínua do docente promover uma cultura de coletividade, é necessário que haja mecanismos que assegurem a participação dos professores no referido processo. Para isso, é essencial a definição de funções no desenvolvimento das atividades formativas, de modo que favoreçam o envolvimento dos professores. Nessa estrutura, os docentes devem ser convidados a atuarem, segundo suas peculiaridades, competências e responsabilidades, de forma que as atividades concentrem-se na sua finalidade primária de contribuir para a qualificação do docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO., CONTEXTO ESCOLAR., FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID773_05092017211408.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "OSMAR HÉLIO"
    "autor_email" => "osmarhelio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O contexto escolar é uma arena fértil para a formação contínua dos professores, cujas ações pedagógicas devem confluir para a materialização do aludido processo. Nesta perspectiva, a partir das demandas reais da referida instituição, os diferentes sujeitos que a compõe, dentre eles os coordenadores pedagógicos, deve empreender o processo de formação docente com vistas a desenvolver uma postura profissional investigativa, crítica-reflexiva, ou seja, consumar o processo formativo contínuo docente a fim de concatenar teoria e prática. Isto é, instigar o professor a atuar como pesquisador, investigador, transformando a sala de aula em laboratório de formação. Logo, esta pesquisa investigou os espaços e tempos de formação docente na seara escolar na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A pesquisa empírica envolveu três coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino médio do município de ipu (CE). Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e três entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos deixam patente à insuficiência de momentos específicos para a formação contínua do professor, isto é, do número insuficiente de ações pedagógicas direcionadas à promoção permanente e sistemática da formação docente. Por fim, sublinhou-se que para a formação contínua do docente promover uma cultura de coletividade, é necessário que haja mecanismos que assegurem a participação dos professores no referido processo. Para isso, é essencial a definição de funções no desenvolvimento das atividades formativas, de modo que favoreçam o envolvimento dos professores. Nessa estrutura, os docentes devem ser convidados a atuarem, segundo suas peculiaridades, competências e responsabilidades, de forma que as atividades concentrem-se na sua finalidade primária de contribuir para a qualificação do docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.