O contexto escolar é uma arena fértil para a formação contínua dos professores, cujas ações pedagógicas devem confluir para a materialização do aludido processo. Nesta perspectiva, a partir das demandas reais da referida instituição, os diferentes sujeitos que a compõe, dentre eles os coordenadores pedagógicos, deve empreender o processo de formação docente com vistas a desenvolver uma postura profissional investigativa, crítica-reflexiva, ou seja, consumar o processo formativo contínuo docente a fim de concatenar teoria e prática. Isto é, instigar o professor a atuar como pesquisador, investigador, transformando a sala de aula em laboratório de formação. Logo, esta pesquisa investigou os espaços e tempos de formação docente na seara escolar na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A pesquisa empírica envolveu três coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino médio do município de ipu (CE). Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e três entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos deixam patente à insuficiência de momentos específicos para a formação contínua do professor, isto é, do número insuficiente de ações pedagógicas direcionadas à promoção permanente e sistemática da formação docente. Por fim, sublinhou-se que para a formação contínua do docente promover uma cultura de coletividade, é necessário que haja mecanismos que assegurem a participação dos professores no referido processo. Para isso, é essencial a definição de funções no desenvolvimento das atividades formativas, de modo que favoreçam o envolvimento dos professores. Nessa estrutura, os docentes devem ser convidados a atuarem, segundo suas peculiaridades, competências e responsabilidades, de forma que as atividades concentrem-se na sua finalidade primária de contribuir para a qualificação do docente.