Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO DO PERCURSO FORMATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E A ESCUTA QUALIFICADA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO

Palavra-chaves: GESTÃO DA APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35250
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 4610
    "titulo" => "A GESTÃO DO PERCURSO FORMATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E A ESCUTA QUALIFICADA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO"
    "resumo" => "A gestão da aprendizagem é um trabalho inerente a atuação da equipe pedagógica frente ao processo educacional, envolvendo educadores e educandos tendo como responsabilidade capacitar o ser humano na sociedade do conhecimento, sob a ótica de uma educação crítica-reflexiva que permita a este ser humano, relacionar-se na sociedade em que vive de forma eficiente. Isto posto, aprender hoje é algo que está intimamente ligado à formação cognitiva, afetiva, de valor, com base na visão holística que é necessária para poder analisar fenômenos de uma perspectiva mais global, que nos permita ver o processo diante de nós com a complexidade que possui. Considerando este cenário, o presente trabalho é a explicitação dos resultados de Avaliações Diagnósticas relacionadas à execução dos componentes curriculares pelo professor e Escutas Qualificadas realizadas junto aos alunos e professores do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR – Campus Boa Vista, que tiveram como objetivo analisar os resultados de aprendizagem dos alunos, ao longo do primeiro semestre de 2017, sob a responsabilidade da equipe pedagógica. Dessa maneira, quanto aos objetivos a estratégia metodológica  esteve pautada na Pesquisa Empírico-Descritiva, pois, esta vai além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação e na Pesquisa Qualitativa. A ação foi conduzida diretamente junto aos alunos, fazendo-se a breve contextualização dos aspectos que estão imbuídos nesse processo, destacando-se a necessidade e importância de respostas francas  e com total liberdade de expressão. Fazendo-se uma síntese e selecionando algumas questões para o estudo no que diz respeito a gestão do percurso formativo no Ensino Médio Integrado: a Avaliação Diagnóstica e a Escuta Qualificada foram definidas como estratégia de mediação. Por meio da Escuta Qualificada possibilitou-se o estreitamento das relações entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo. Como parte das ferramentas que subsidiarão a qualidade e a eficácia de aprender na sala de aula, a atuação da equipe pedagógica está determinada a medida que viabiliza a melhoria real dos processos e resultados de ensino e aprendizagem. A auto avaliação pode e deve ser um instrumento que facilite atender, respeitar e avaliar os diferentes ritmos de aprendizagem de acordo com as diferentes características do aluno. Considerando que é necessário favorecer a participação do aluno neste momento do processo de aprendizagem, avaliando junto com o professor o progresso e as dificuldades encontradas. O aluno não deve ser um sujeito passivo, mas promover ativamente sua participação através de auto avaliação e análise conjunta do trabalho realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DA APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4610_16092017142111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETANIA GOMES GRISI"
    "autor_nome_curto" => "BETANIA GRISI"
    "autor_email" => "betania.grisi@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35250
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 4610
    "titulo" => "A GESTÃO DO PERCURSO FORMATIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E A ESCUTA QUALIFICADA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO"
    "resumo" => "A gestão da aprendizagem é um trabalho inerente a atuação da equipe pedagógica frente ao processo educacional, envolvendo educadores e educandos tendo como responsabilidade capacitar o ser humano na sociedade do conhecimento, sob a ótica de uma educação crítica-reflexiva que permita a este ser humano, relacionar-se na sociedade em que vive de forma eficiente. Isto posto, aprender hoje é algo que está intimamente ligado à formação cognitiva, afetiva, de valor, com base na visão holística que é necessária para poder analisar fenômenos de uma perspectiva mais global, que nos permita ver o processo diante de nós com a complexidade que possui. Considerando este cenário, o presente trabalho é a explicitação dos resultados de Avaliações Diagnósticas relacionadas à execução dos componentes curriculares pelo professor e Escutas Qualificadas realizadas junto aos alunos e professores do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR – Campus Boa Vista, que tiveram como objetivo analisar os resultados de aprendizagem dos alunos, ao longo do primeiro semestre de 2017, sob a responsabilidade da equipe pedagógica. Dessa maneira, quanto aos objetivos a estratégia metodológica  esteve pautada na Pesquisa Empírico-Descritiva, pois, esta vai além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação e na Pesquisa Qualitativa. A ação foi conduzida diretamente junto aos alunos, fazendo-se a breve contextualização dos aspectos que estão imbuídos nesse processo, destacando-se a necessidade e importância de respostas francas  e com total liberdade de expressão. Fazendo-se uma síntese e selecionando algumas questões para o estudo no que diz respeito a gestão do percurso formativo no Ensino Médio Integrado: a Avaliação Diagnóstica e a Escuta Qualificada foram definidas como estratégia de mediação. Por meio da Escuta Qualificada possibilitou-se o estreitamento das relações entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo. Como parte das ferramentas que subsidiarão a qualidade e a eficácia de aprender na sala de aula, a atuação da equipe pedagógica está determinada a medida que viabiliza a melhoria real dos processos e resultados de ensino e aprendizagem. A auto avaliação pode e deve ser um instrumento que facilite atender, respeitar e avaliar os diferentes ritmos de aprendizagem de acordo com as diferentes características do aluno. Considerando que é necessário favorecer a participação do aluno neste momento do processo de aprendizagem, avaliando junto com o professor o progresso e as dificuldades encontradas. O aluno não deve ser um sujeito passivo, mas promover ativamente sua participação através de auto avaliação e análise conjunta do trabalho realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DA APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4610_16092017142111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETANIA GOMES GRISI"
    "autor_nome_curto" => "BETANIA GRISI"
    "autor_email" => "betania.grisi@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A gestão da aprendizagem é um trabalho inerente a atuação da equipe pedagógica frente ao processo educacional, envolvendo educadores e educandos tendo como responsabilidade capacitar o ser humano na sociedade do conhecimento, sob a ótica de uma educação crítica-reflexiva que permita a este ser humano, relacionar-se na sociedade em que vive de forma eficiente. Isto posto, aprender hoje é algo que está intimamente ligado à formação cognitiva, afetiva, de valor, com base na visão holística que é necessária para poder analisar fenômenos de uma perspectiva mais global, que nos permita ver o processo diante de nós com a complexidade que possui. Considerando este cenário, o presente trabalho é a explicitação dos resultados de Avaliações Diagnósticas relacionadas à execução dos componentes curriculares pelo professor e Escutas Qualificadas realizadas junto aos alunos e professores do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR – Campus Boa Vista, que tiveram como objetivo analisar os resultados de aprendizagem dos alunos, ao longo do primeiro semestre de 2017, sob a responsabilidade da equipe pedagógica. Dessa maneira, quanto aos objetivos a estratégia metodológica esteve pautada na Pesquisa Empírico-Descritiva, pois, esta vai além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação e na Pesquisa Qualitativa. A ação foi conduzida diretamente junto aos alunos, fazendo-se a breve contextualização dos aspectos que estão imbuídos nesse processo, destacando-se a necessidade e importância de respostas francas e com total liberdade de expressão. Fazendo-se uma síntese e selecionando algumas questões para o estudo no que diz respeito a gestão do percurso formativo no Ensino Médio Integrado: a Avaliação Diagnóstica e a Escuta Qualificada foram definidas como estratégia de mediação. Por meio da Escuta Qualificada possibilitou-se o estreitamento das relações entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo. Como parte das ferramentas que subsidiarão a qualidade e a eficácia de aprender na sala de aula, a atuação da equipe pedagógica está determinada a medida que viabiliza a melhoria real dos processos e resultados de ensino e aprendizagem. A auto avaliação pode e deve ser um instrumento que facilite atender, respeitar e avaliar os diferentes ritmos de aprendizagem de acordo com as diferentes características do aluno. Considerando que é necessário favorecer a participação do aluno neste momento do processo de aprendizagem, avaliando junto com o professor o progresso e as dificuldades encontradas. O aluno não deve ser um sujeito passivo, mas promover ativamente sua participação através de auto avaliação e análise conjunta do trabalho realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.