A gestão da aprendizagem é um trabalho inerente a atuação da equipe pedagógica frente ao processo educacional, envolvendo educadores e educandos tendo como responsabilidade capacitar o ser humano na sociedade do conhecimento, sob a ótica de uma educação crítica-reflexiva que permita a este ser humano, relacionar-se na sociedade em que vive de forma eficiente. Isto posto, aprender hoje é algo que está intimamente ligado à formação cognitiva, afetiva, de valor, com base na visão holística que é necessária para poder analisar fenômenos de uma perspectiva mais global, que nos permita ver o processo diante de nós com a complexidade que possui. Considerando este cenário, o presente trabalho é a explicitação dos resultados de Avaliações Diagnósticas relacionadas à execução dos componentes curriculares pelo professor e Escutas Qualificadas realizadas junto aos alunos e professores do Ensino Médio Integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR – Campus Boa Vista, que tiveram como objetivo analisar os resultados de aprendizagem dos alunos, ao longo do primeiro semestre de 2017, sob a responsabilidade da equipe pedagógica. Dessa maneira, quanto aos objetivos a estratégia metodológica esteve pautada na Pesquisa Empírico-Descritiva, pois, esta vai além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação e na Pesquisa Qualitativa. A ação foi conduzida diretamente junto aos alunos, fazendo-se a breve contextualização dos aspectos que estão imbuídos nesse processo, destacando-se a necessidade e importância de respostas francas e com total liberdade de expressão. Fazendo-se uma síntese e selecionando algumas questões para o estudo no que diz respeito a gestão do percurso formativo no Ensino Médio Integrado: a Avaliação Diagnóstica e a Escuta Qualificada foram definidas como estratégia de mediação. Por meio da Escuta Qualificada possibilitou-se o estreitamento das relações entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo. Como parte das ferramentas que subsidiarão a qualidade e a eficácia de aprender na sala de aula, a atuação da equipe pedagógica está determinada a medida que viabiliza a melhoria real dos processos e resultados de ensino e aprendizagem. A auto avaliação pode e deve ser um instrumento que facilite atender, respeitar e avaliar os diferentes ritmos de aprendizagem de acordo com as diferentes características do aluno. Considerando que é necessário favorecer a participação do aluno neste momento do processo de aprendizagem, avaliando junto com o professor o progresso e as dificuldades encontradas. O aluno não deve ser um sujeito passivo, mas promover ativamente sua participação através de auto avaliação e análise conjunta do trabalho realizado.