Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA E OS SETE REMÉDIOS NATURAIS: UMA ABORDAGEM ACERCA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Palavra-chaves: FUNÇÕES ORGÂNICAS, QUALIDADE DE VIDA, HÁBITOS SAUDÁVEIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

De fato, sem saúde, a maioria das outras coisas não tem grande relevância. Por isso, precisa-se investir de forma significativa na conservação da boa saúde, em vez de se preocupar somente quando algo a ameaça. E, quando se fala em saúde, deve-se refletir nas diversas dimensões da vida. A qualidade de vida é o conjunto de comportamentos e condições que o ser humano opta ter, como o hábito de ingerir água, de se expor ao sol para absorção de vitaminas, tempo de repouso, prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. Neste contexto, cabe-se refletir sobre a inserção das práticas saudáveis como um elemento integrador e articulador nas escolas. Portanto, tal tema pode ser refletido através do Ensino de Química, de forma contextualizada. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2016 na Escola de Referência de Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho na turma do 3º módulo do Ensino de Jovens e Adultos - EJA, tendo em vista estimular os discentes a manter uma vida saudável e conscientizá-los sobre a importância de hábitos saudáveis através do ensino das Funções Orgânicas. Este trabalho foi realizado a partir da construção de uma sequência didática constituída de quatro etapas. Na fase pedagógica, foi possível apresentar uma palestra intitulada “Os Sete Remédios Naturais”, uma sessão de vídeos documentais, assim como um seminário com os discentes. Ao término das atividades, foi possível fazer a coleta de dado através do pós-questionário. Conclui-se que o projeto contribuiu significativamente na promoção e conscientização acerca da importância de ter hábitos saudáveis através do Ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.