A educação escolar no contexto de adolescentes em conflito com a lei, discussões acerca de como se estabeleceu a relação desses sujeitos com o saber escolar, e a promoção de ações educativas no espaço de cumprimento de medidas socioeducativas. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a relação dos adolescentes em conflito com a lei abrigados no Complexo de Defesa da cidadania em Picos-PI com o saber escolar. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, além de investigar a relação com a escola, por meio da entrevista do tipo parcialmente estruturada com quatro adolescentes, desenvolveu-se também ações para contribuir com o processo educacional desses adolescentes, através de práticas de leitura, em conexão com o “Projeto Biblioteca no Complexo da Cidadania: Doe livros e liberte sonhos”, que consiste na constituição de uma biblioteca no espaço onde estão abrigados esses jovens em conflito com a lei e o desenvolvimento de oficinas de leitura. O trabalho utilizou autores como Charlot (2000), Salum (2014), Pirozzi (2001), dentre outros para construir o referencial teórico. A relação escolar não se configurou significativa na vida desses adolescentes, em tese, não existiu esse vínculo com os aspectos que permeiam o ambiente escolar. Dessa forma, compreende-se a importância do quanto uma relação significativa com a instituição escolar pode contribuir para fazer a diferença na vida de um sujeito, refletindo assim, partir do relato das experiências escolares, se a escola não poderia ter desenvolvidos outras estratégias que pudesse ter garantido a permanecia dos mesmos e implicado em outra realidade. Nesse sentindo, de forma a contribuir, mesmo em uma instituição privativa de liberdade é possível construir relações significativas com o elemento educacional, o que aconteceu a partir do envolvimento significativo dos jovens em conflito com a lei em práticas de leitura.