"LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL"
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34995 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4975 "inscrito_id" => 6789 "titulo" => ""LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL"" "resumo" => """ O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade.\r\n Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”. \r\n O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando ia uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram diferenciadas para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala.\r\n Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto, atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos, que o ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II.\r\n A culminância do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação.\r\n Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).”\r\n Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças tiveram envolvimento com o local que não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA NA INFANCIA, FAMÍLIA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID6789_17102017153704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZYANNE REGINA LIMA FERRES" "autor_nome_curto" => "SUZY FERRES" "autor_email" => "suzyanneregina@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34995 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4975 "inscrito_id" => 6789 "titulo" => ""LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL"" "resumo" => """ O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade.\r\n Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”. \r\n O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando ia uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram diferenciadas para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala.\r\n Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto, atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos, que o ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II.\r\n A culminância do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação.\r\n Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).”\r\n Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças tiveram envolvimento com o local que não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA NA INFANCIA, FAMÍLIA, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID6789_17102017153704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZYANNE REGINA LIMA FERRES" "autor_nome_curto" => "SUZY FERRES" "autor_email" => "suzyanneregina@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }