Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno? Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles.