Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDO, ATIVIDADES DO COTIDIANO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35567
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4973
    "inscrito_id" => 2870
    "titulo" => "A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO."
    "resumo" => "Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno?  Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano.  A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDO, ATIVIDADES DO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2870_17102017153606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE "
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA ATAÍDE"
    "autor_email" => "profkatiaquimica@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35567
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4973
    "inscrito_id" => 2870
    "titulo" => "A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO."
    "resumo" => "Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno?  Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano.  A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDO, ATIVIDADES DO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2870_17102017153606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÁTIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE "
    "autor_nome_curto" => "KÁTIA ATAÍDE"
    "autor_email" => "profkatiaquimica@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno? Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.