A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35567 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 2870 "titulo" => "A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO." "resumo" => "Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno? Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDO, ATIVIDADES DO COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2870_17102017153606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE " "autor_nome_curto" => "KÁTIA ATAÍDE" "autor_email" => "profkatiaquimica@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35567 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4973 "inscrito_id" => 2870 "titulo" => "A QUÍMICA DO DIA A DIA, OS DESAFIOS DE ASSOCIAR OS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DO ALUNO." "resumo" => "Sabendo da grande dificuldade que os alunos têm em se desenvolver melhor em matérias relacionadas com as ciências exatas, o estudo tenta mostrar que essa dificuldade pode ser amenizada quando o aluno se torna parte do processo e desenvolve seus conhecimentos através de atividades vivenciadas no seu dia a dia, assim buscando o melhor desempenho desses alunos quando inseridos no ensino médio na educação regular. O valor da associação conteúdo/cotidiano em ciência, como um caminho para a modificação de conceitos das teorias explicativas, pode ser produtivo tanto para o professor como para o aluno, por sua capacidade de permitir uma pluralidade de significações Existe Química nas atividades rotineiras no cotidiano do aluno? Desta forma, o trabalho tem como principal objetivo associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. A metodologia aplicada foi centrada na pesquisa-ação, por se tratar de um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Portanto, os alunos consideraram que a associação conteúdo programática /cotidiano, foi muito bom, no que diz respeito à facilitação da compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Ficando claro através de discussões e debates que o entendimento do aluno se torna mais rígido, mais estabelecido, além de ser mais divertido e mais estimulante uma aula onde se mostra situações que antes eles não associavam com uma ciência exata e antes tão abstrata para eles." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ASSOCIAÇÃO DE CONTEÚDO, ATIVIDADES DO COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2870_17102017153606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA FABIANA PEREIRA DE ATAÍDE " "autor_nome_curto" => "KÁTIA ATAÍDE" "autor_email" => "profkatiaquimica@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }