REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA BREVE NARRATIVA SOBRE OS ARTIGOS DE JEAN PINSKY, CARLA BASSANEZI PINSKY E HOLIEN GONÇALVES BEZERRA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38559 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA BREVE NARRATIVA SOBRE OS ARTIGOS DE JEAN PINSKY, CARLA BASSANEZI PINSKY E HOLIEN GONÇALVES BEZERRA." "resumo" => "Nos últimos anos o ensino de História na educação básica tem sido alvo de diversos debates em torno, por exemplo, da sua formulação curricular e a formação e prática dos docentes, e junto com eles a quantidade de alunos matriculados nos cursos de Licenciatura. O presente artigo visa apresentar algumas considerações sobre o ensino-aprendizagem de História, através dos debates selecionados de Jean Pisnky , Carla Pisnky e Hollie Bezerra no livro História na Sala de Aula, organizado por Leandro Karnal . Neste trabalho apresentamos conclusões provisórias sobre o ensino-aprendizagem de história, partindo do que remete a desafios e complicações sobre a questão neoliberal de ensino, que diante da difusão das novas tecnologias globais, tem questionado a eficácia educacional de recursos didáticos simples como o uso dos livros, além de influir na perspectiva da comercialização do teor histórico-cultural. Outro grande problema enfrentado pelos professores de História, quando o assunto é dividir os conteúdos para melhor compreensão, já que o material histórico é denso, e repleto de subtemas. Nesse sentido essa pesquisa buscou compreender as possíveis praticas necessárias para reverter essas situações. Primeiramente a reavaliação do professor como profissional e agente formador de opinião, que ao entrar em sala dala de aula, saiba lidar com a influência midiática, como também não excluir totalmente os novos materiais tecnológicos, já que muitos são adequados principalmente para serem recursos didáticos, e também valorize o livro, além da formulação de uma grade curricular que pretenda está mais próxima do aluno para que haja o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva, e não apenas um acumulo de informações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, CONSCIÊNCIA CRÍTICO-REFLEXIVA., PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1613_18042017163038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "SAINT CLAIR" "autor_email" => "lais_oliveiraneves@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38559 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1613 "titulo" => "REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA BREVE NARRATIVA SOBRE OS ARTIGOS DE JEAN PINSKY, CARLA BASSANEZI PINSKY E HOLIEN GONÇALVES BEZERRA." "resumo" => "Nos últimos anos o ensino de História na educação básica tem sido alvo de diversos debates em torno, por exemplo, da sua formulação curricular e a formação e prática dos docentes, e junto com eles a quantidade de alunos matriculados nos cursos de Licenciatura. O presente artigo visa apresentar algumas considerações sobre o ensino-aprendizagem de História, através dos debates selecionados de Jean Pisnky , Carla Pisnky e Hollie Bezerra no livro História na Sala de Aula, organizado por Leandro Karnal . Neste trabalho apresentamos conclusões provisórias sobre o ensino-aprendizagem de história, partindo do que remete a desafios e complicações sobre a questão neoliberal de ensino, que diante da difusão das novas tecnologias globais, tem questionado a eficácia educacional de recursos didáticos simples como o uso dos livros, além de influir na perspectiva da comercialização do teor histórico-cultural. Outro grande problema enfrentado pelos professores de História, quando o assunto é dividir os conteúdos para melhor compreensão, já que o material histórico é denso, e repleto de subtemas. Nesse sentido essa pesquisa buscou compreender as possíveis praticas necessárias para reverter essas situações. Primeiramente a reavaliação do professor como profissional e agente formador de opinião, que ao entrar em sala dala de aula, saiba lidar com a influência midiática, como também não excluir totalmente os novos materiais tecnológicos, já que muitos são adequados principalmente para serem recursos didáticos, e também valorize o livro, além da formulação de uma grade curricular que pretenda está mais próxima do aluno para que haja o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva, e não apenas um acumulo de informações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, CONSCIÊNCIA CRÍTICO-REFLEXIVA., PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1613_18042017163038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "SAINT CLAIR" "autor_email" => "lais_oliveiraneves@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }