QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE SE EMOCIONA:
A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS/PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38435 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 7081 "titulo" => """ QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE SE EMOCIONA: \r\n A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS/PB """ "resumo" => """ Resumo: O trabalho se propõe a apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar os impactos de um curso de formação em Educação Emocional para profissionais da educação do município de Queimadas/PB. Desse modo, buscamos compreender se essa formação está contribuindo para o desenvolvimento dos professores participantes do curso. Destaca-se previamente que para este trabalho utilizamos a abordagem qualitativa para o estudo de um determinado fenômeno. O/a pesquisador/a precisa investigar os fatos locais que constituem o objeto da pesquisa, para extrair os significados visíveis e latentes que só serão perceptíveis a uma atenção sensível. A pesquisa foi realizada através de um estudo descritivo, no qual realizou-se um levantamento bibliográfico, e posteriormente para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário sermi-aberto com 40 participantes. Inicialmente apresentamos algumas considerações sobre a política educacional para a formação docente, em seguida discorre-se sobre a formação continuada de professores em Educação Emocional no município de Queimadas/PB e por fim, apresenta-se os resultados obtidos a partir das respostas dos questionários aplicados. Após a análise dos dados, verificou-se que todos os participantes indicam o curso de Educação Emocional e pretendem investir esforços para aprofundar conhecimentos que gerem impactos na sua formação. Além disso, o estudo aponta um nível elevado nas reflexões e discussões dos professores participantes da pesquisa e, o protagonismo dos professores na formação em Educação Emocional é um aspecto relevante nesse trabalho. Os dados sinalizam ainda, que o curso de Formação em Educação Emocional desenvolve uma metodologia inovadora, oferecendo aos cursistas possibilidades de se alfabetizar emocionalmente e assim, desenvolver nos educandos competências para lidar com as questões emocionais. \r\n Palavras-chave: Educação, Emoção, Formação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EMOÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID7081_16102017161747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DA SILVA PIA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.silvap8@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38435 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 7081 "titulo" => """ QUANDO A FORMAÇÃO DOCENTE SE EMOCIONA: \r\n A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS/PB """ "resumo" => """ Resumo: O trabalho se propõe a apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar os impactos de um curso de formação em Educação Emocional para profissionais da educação do município de Queimadas/PB. Desse modo, buscamos compreender se essa formação está contribuindo para o desenvolvimento dos professores participantes do curso. Destaca-se previamente que para este trabalho utilizamos a abordagem qualitativa para o estudo de um determinado fenômeno. O/a pesquisador/a precisa investigar os fatos locais que constituem o objeto da pesquisa, para extrair os significados visíveis e latentes que só serão perceptíveis a uma atenção sensível. A pesquisa foi realizada através de um estudo descritivo, no qual realizou-se um levantamento bibliográfico, e posteriormente para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário sermi-aberto com 40 participantes. Inicialmente apresentamos algumas considerações sobre a política educacional para a formação docente, em seguida discorre-se sobre a formação continuada de professores em Educação Emocional no município de Queimadas/PB e por fim, apresenta-se os resultados obtidos a partir das respostas dos questionários aplicados. Após a análise dos dados, verificou-se que todos os participantes indicam o curso de Educação Emocional e pretendem investir esforços para aprofundar conhecimentos que gerem impactos na sua formação. Além disso, o estudo aponta um nível elevado nas reflexões e discussões dos professores participantes da pesquisa e, o protagonismo dos professores na formação em Educação Emocional é um aspecto relevante nesse trabalho. Os dados sinalizam ainda, que o curso de Formação em Educação Emocional desenvolve uma metodologia inovadora, oferecendo aos cursistas possibilidades de se alfabetizar emocionalmente e assim, desenvolver nos educandos competências para lidar com as questões emocionais. \r\n Palavras-chave: Educação, Emoção, Formação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EMOÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID7081_16102017161747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DA SILVA PIA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.silvap8@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }