COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36183 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2468 "inscrito_id" => 7817 "titulo" => "COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017" "resumo" => "Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7817_11092017234914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO" "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36183 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2468 "inscrito_id" => 7817 "titulo" => "COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017" "resumo" => "Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7817_11092017234914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO" "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }