Um dos maiores desafios dos professores de biologia é poder elaborar estratégias que viabilizem o encurtamento do processo ensino aprendizagem, principalmente para o ensino de genética. Uma possibilidade é a construção de materiais didáticos, que por sua vez remete à discussão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem, que devem ser pensados através da abordagem da construção do conhecimento, não se limitando a uma prática de transmissão deste conhecimento. Os materiais didáticos, além de ser um meio para facilitar e ampliar as condições de aprendizagem dos alunos, são também considerados como um importante elemento norteador do ensino para o professor e de grande importância, visto que é um meio de amadurecimento e crescimento profissional. Durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no ensino médio, foi pensando em como diminuir certas limitações dos alunos, e envolve-los no processo de aprendizagem, e ao mesmo tempo despertar o interesse pela busca de conhecimento a partir do uso e exploração de materiais didáticos em sala de aula, foi proposto durante a execução do estágio à elaboração de um material didático sobre a estrutura da molécula de DNA confeccionado pelos alunos. Para isso, utilizou-se de materiais que fossem de baixo custo e de fácil manuseio, possibilitando a confecção do material de forma acessível, os quais foram: balas de goma de cinco cores diferentes, palitos de dentes, arame e uma base de papelão. Ao longo da construção do material foi notável que boa parte dos alunos despertaram grande interesse na proposta apresentada, questionavam e se preocupavam em obedecer à organização real da molécula, e a sua representação visual. Houve um maior envolvimento entre os alunos, compartilhavam conhecimentos, criavam novas sugestões e colaboravam uns com os outros. Além disso, percebeu-se que os alunos não realizavam com frequência esse tipo de atividade, e por ser algo novo, eles se sentiram livres para fazer uma atividade diferenciada. Mesmo com a preocupação que eles demonstraram ter em confeccionar o material, muitos deles ainda se equivocavam no emparelhamento das bases nitrogenadas. No entanto, este que poderia ser considerado um ponto negativo para o aprendizado, trouxe na realidade um aspecto positivo, visto que no momento da apresentação e avaliação do material, as dúvidas foram sanadas e os discentes conseguiram correlacionar a teoria com a prática. A partir de tal proposta, notou-se que esse tipo de atividade consegue com grande êxito desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa, de decisão, reflexão, discussão e persistência para a execução de uma tarefa. Com isso, percebemos ainda que, a confecção de materiais didáticos, além de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos propostos ainda conseguem alcançar vários outros objetivos que até então não foram previamente pensados.