Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PELOS ALUNOS PARA O ENSINO APRENDIZADO

Palavra-chaves: APRENDIZADO, CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO, ESTÁGIO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no ensino médio, foi pensando em como diminuir certas limitações dos alunos, e envolve-los no processo de aprendizagem, e ao mesmo tempo despertar o interesse pela busca de conhecimento a partir do uso e exploração de materiais didáticos em sala de aula, foi proposto durante a execução do estágio à elaboração de um material didático sobre a estrutura da molécula de DNA confeccionado pelos alunos. Para isso, utilizou-se de materiais que fossem de baixo custo e de fácil manuseio, possibilitando a confecção do material de forma acessível, os quais foram: balas de goma de cinco cores diferentes, palitos de dentes, arame e uma base de papelão. Ao longo da construção do material foi notável que boa parte dos alunos despertaram grande interesse na proposta apresentada, questionavam e se preocupavam em obedecer à organização real da molécula, e a sua representação visual. Houve um maior envolvimento entre os alunos, compartilhavam conhecimentos, criavam novas sugestões e colaboravam uns com os outros. Além disso, percebeu-se que os alunos não realizavam com frequência esse tipo de atividade, e por ser algo novo, eles se sentiram livres para fazer uma atividade diferenciada. Mesmo com a preocupação que eles demonstraram ter em confeccionar o material, muitos deles ainda se equivocavam no emparelhamento das bases nitrogenadas. No entanto, este que poderia ser considerado um ponto negativo para o aprendizado, trouxe na realidade um aspecto positivo, visto que no momento da apresentação e avaliação do material, as dúvidas foram sanadas e os discentes conseguiram correlacionar a teoria com a prática. A partir de tal proposta, notou-se que esse tipo de atividade consegue com grande êxito desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa, de decisão, reflexão, discussão e persistência para a execução de uma tarefa. Com isso, percebemos ainda que, a confecção de materiais didáticos, além de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos propostos ainda conseguem alcançar vários outros objetivos que até então não foram previamente pensados.Um dos maiores desafios dos professores de biologia é poder elaborar estratégias que viabilizem o encurtamento do processo ensino aprendizagem, principalmente p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO, ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1948_05102017130709.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE FABRIELE ALVES FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ANNE FABRIELE" "autor_email" => "anyfabriele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35284 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3118 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PELOS ALUNOS PARA O ENSINO APRENDIZADO" "resumo" => "Um dos maiores desafios dos professores de biologia é poder elaborar estratégias que viabilizem o encurtamento do processo ensino aprendizagem, principalmente para o ensino de genética. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos maiores desafios dos professores de biologia é poder elaborar estratégias que viabilizem o encurtamento do processo ensino aprendizagem, principalmente para o ensino de genética. Uma possibilidade é a construção de materiais didáticos, que por sua vez remete à discussão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem, que devem ser pensados através da abordagem da construção do conhecimento, não se limitando a uma prática de transmissão deste conhecimento. Os materiais didáticos, além de ser um meio para facilitar e ampliar as condições de aprendizagem dos alunos, são também considerados como um importante elemento norteador do ensino para o professor e de grande importância, visto que é um meio de amadurecimento e crescimento profissional. Durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no ensino médio, foi pensando em como diminuir certas limitações dos alunos, e envolve-los no processo de aprendizagem, e ao mesmo tempo despertar o interesse pela busca de conhecimento a partir do uso e exploração de materiais didáticos em sala de aula, foi proposto durante a execução do estágio à elaboração de um material didático sobre a estrutura da molécula de DNA confeccionado pelos alunos. Para isso, utilizou-se de materiais que fossem de baixo custo e de fácil manuseio, possibilitando a confecção do material de forma acessível, os quais foram: balas de goma de cinco cores diferentes, palitos de dentes, arame e uma base de papelão. Ao longo da construção do material foi notável que boa parte dos alunos despertaram grande interesse na proposta apresentada, questionavam e se preocupavam em obedecer à organização real da molécula, e a sua representação visual. Houve um maior envolvimento entre os alunos, compartilhavam conhecimentos, criavam novas sugestões e colaboravam uns com os outros. Além disso, percebeu-se que os alunos não realizavam com frequência esse tipo de atividade, e por ser algo novo, eles se sentiram livres para fazer uma atividade diferenciada. Mesmo com a preocupação que eles demonstraram ter em confeccionar o material, muitos deles ainda se equivocavam no emparelhamento das bases nitrogenadas. No entanto, este que poderia ser considerado um ponto negativo para o aprendizado, trouxe na realidade um aspecto positivo, visto que no momento da apresentação e avaliação do material, as dúvidas foram sanadas e os discentes conseguiram correlacionar a teoria com a prática. A partir de tal proposta, notou-se que esse tipo de atividade consegue com grande êxito desenvolver nos alunos a capacidade de iniciativa, de decisão, reflexão, discussão e persistência para a execução de uma tarefa. Com isso, percebemos ainda que, a confecção de materiais didáticos, além de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos propostos ainda conseguem alcançar vários outros objetivos que até então não foram previamente pensados.

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