Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR ÁREAS DO CONHECIMENTO E ATUAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR: O CASO DA UMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE SUMÉ – PB

Palavra-chaves: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, ÁREAS DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo possui por objetivo central apresentar reflexões sobre uma proposta de trabalho docente pautado na atuação interdisciplinar dos professores da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade - Escola do Campo, localizada no Distrito de Pio X, microrregião do Cariri Ocidental, situada no município de Sumé – PB. Para o desenvolvimento de tal proposta pedagógica, é de grande valia o entendimento da organização curricular por área de conhecimento, que alicerçam as bases legais e organizacionais da supracitada instituição. A unidade escolar em questão promove e direciona suas práticas e atividades de acordo com eixos curriculares e articuladores que expressam à temática central a ser trabalhada em cada bimestre letivo. Destaca-se ainda que, todas as práticas pedagógicas e eixos temáticos estruturantes do Projeto Político Pedagógico respeitem a questão da “Convivência com o Semiárido”. Para que tal objetivo seja alcançado, são necessárias leituras de autores que possibilitem a compreensão sobre a temática da educação contextualizada para a convivência como semiárido, Educação do campo, ensino e currículo integrado na educação básica. Esta perspectiva de pensar a educação nesta unidade escolar, se iniciou em 2013, com a implementação de práticas educativas diferenciadas e que promovessem um ensino-aprendizagem contextualizado e voltado para a valorização do sujeito do campo. A experiência por área de conhecimento, desenvolvida nas escolas do campo, vem se consolidando e trazendo resultados significativos para os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem. Destacamos, ainda, que as escolas do campo do município de Sumé realizam práticas educativas contextualizadas a partir da realidade dos discentes, o local, porém, estas obrigatoriamente, são conectadas a realidades outras que não necessariamente façam parte do cotidiano discente. Noutras palavras, realizam-se relações escalares que podem partir do local ao global ou do global ao local. Ressaltamos também que, os profissionais das unidades do campo do município em questão, participam de formação continuada com professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Universidade Federal de Campina Grande, CDSA/UFCG.

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