O presente trabalho é um relato de algumas experiências do projeto de extensão “Estudo do Direito no Ensino Fundamental e Médio” desenvolvido por alunos e professores de uma instituição de ensino superior junto a uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Pau dos Ferros - RN. O projeto partiu da premissa de que educação se faz por meio do diálogo constante entre teoria e prática, bem como de que o acesso ao ensino do Direito, como disciplina, pode ser (é) um caminho para a formação de alunos cidadãos, éticos e preocupados com as questões que o norteiam no seio da sociedade, sobretudo as questões ambientais. Os relatos aqui apresentados levarão em consideração a parceria de um projeto de extensão (ensino superior) e um projeto escolar (ensino fundamental), envolvendo o tema do meio ambiente, em especial, e outros ligados à cidadania, que dialogam com algumas disciplinas do currículo dos alunos de 6º, 7º e 9º anos, como Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Ciências. O projeto busca, ainda, tornar práticas as leis que permeiam os três poderes do estado, através de atitudes básicas do dia-a-dia dos alunos.