Apesar da universalização do acesso ao ensino básico no Brasil, mostra-se necessária a utilização de
artifícios que estimulem o aluno a uma melhor compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula. A
implementação de estratégias diferenciadas, com abordagens metodológicas focadas no ensinoaprendizagem
motivadoras, estimula e motiva os alunos em sala de aula. A Informática é um recurso
utilizado para proporcionar construção de conhecimentos, a partir de interações e trocas de informações e
vem sendo inserida na educação como forma de potencializar o aprendizado e construir uma escola voltada
para a realidade. A OPI - Olimpíada Paraibana de Informática - se apresenta como uma ferramenta
facilitadora do processo de ensino, valorizando o aprendizado, o trabalho em equipe, a igualdade entre as
redes de ensino e inúmeros estímulos para a construção do conhecimento. O objetivo principal do projeto
OPI-Areia é despertar, nos alunos da rede pública e privada de ensino fundamental de Areia-PB, o interesse
por jogos de lógica, matemática, computação e auxiliar na interpretação de texto, fator importante no
contexto do ensino básico, atualmente, nesse Município. Estes objetivos são executados através de uma
competição saudável que envolve desafios motivadores, troca de ideias, prática constante de atividades
lúdicas, utilização de situações do cotidiano das crianças do brejo paraibano na contextualização das aulas e
exercícios. Esse projeto promove diversos benefícios ao alunado do ensino Fundamental areense, uma vez
que, comprovadamente, suas ações provocaram a diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho em
disciplinas como Matemática, Ciências e Informática, e, também, promoveu a melhoria da autoestima de
alunos que vivem em situação de elevada vulnerabilidade social. Esse trabalho descreve as atividades
realizadas no projeto OPI-Areia, enfatizando a responsabilidade social existente no papel da Universidade
para com a comunidade onde está inserida, possibilitando, também, a promoção da inclusão social dessa
comunidade, contando com a parceria das gestoras escolares onde foi executado.