Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLIMPÍADAS ESCOLARES COMO RECURSO MOTIVACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO BREJO PARAIBANO

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS ESCOLARES, INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38046
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1083
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => """
      OLIMPÍADAS ESCOLARES COMO RECURSO MOTIVACIONAL NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO BREJO PARAIBANO
      """
    "resumo" => """
      Apesar da universalização do acesso ao ensino básico no Brasil, mostra-se necessária a utilização de\r\n
      artifícios que estimulem o aluno a uma melhor compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula. A\r\n
      implementação de estratégias diferenciadas, com abordagens metodológicas focadas no ensinoaprendizagem\r\n
      motivadoras, estimula e motiva os alunos em sala de aula. A Informática é um recurso\r\n
      utilizado para proporcionar construção de conhecimentos, a partir de interações e trocas de informações e\r\n
      vem sendo inserida na educação como forma de potencializar o aprendizado e construir uma escola voltada\r\n
      para a realidade. A OPI - Olimpíada Paraibana de Informática - se apresenta como uma ferramenta\r\n
      facilitadora do processo de ensino, valorizando o aprendizado, o trabalho em equipe, a igualdade entre as\r\n
      redes de ensino e inúmeros estímulos para a construção do conhecimento. O objetivo principal do projeto\r\n
      OPI-Areia é despertar, nos alunos da rede pública e privada de ensino fundamental de Areia-PB, o interesse\r\n
      por jogos de lógica, matemática, computação e auxiliar na interpretação de texto, fator importante no\r\n
      contexto do ensino básico, atualmente, nesse Município. Estes objetivos são executados através de uma\r\n
      competição saudável que envolve desafios motivadores, troca de ideias, prática constante de atividades\r\n
      lúdicas, utilização de situações do cotidiano das crianças do brejo paraibano na contextualização das aulas e\r\n
      exercícios. Esse projeto promove diversos benefícios ao alunado do ensino Fundamental areense, uma vez\r\n
      que, comprovadamente, suas ações provocaram a diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho em\r\n
      disciplinas como Matemática, Ciências e Informática, e, também, promoveu a melhoria da autoestima de\r\n
      alunos que vivem em situação de elevada vulnerabilidade social. Esse trabalho descreve as atividades\r\n
      realizadas no projeto OPI-Areia, enfatizando a responsabilidade social existente no papel da Universidade\r\n
      para com a comunidade onde está inserida, possibilitando, também, a promoção da inclusão social dessa\r\n
      comunidade, contando com a parceria das gestoras escolares onde foi executado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS ESCOLARES, INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID812_08092017204427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA,FELIPE"
    "autor_email" => "felipeferreiraii@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38046
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1083
    "inscrito_id" => 812
    "titulo" => """
      OLIMPÍADAS ESCOLARES COMO RECURSO MOTIVACIONAL NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO BREJO PARAIBANO
      """
    "resumo" => """
      Apesar da universalização do acesso ao ensino básico no Brasil, mostra-se necessária a utilização de\r\n
      artifícios que estimulem o aluno a uma melhor compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula. A\r\n
      implementação de estratégias diferenciadas, com abordagens metodológicas focadas no ensinoaprendizagem\r\n
      motivadoras, estimula e motiva os alunos em sala de aula. A Informática é um recurso\r\n
      utilizado para proporcionar construção de conhecimentos, a partir de interações e trocas de informações e\r\n
      vem sendo inserida na educação como forma de potencializar o aprendizado e construir uma escola voltada\r\n
      para a realidade. A OPI - Olimpíada Paraibana de Informática - se apresenta como uma ferramenta\r\n
      facilitadora do processo de ensino, valorizando o aprendizado, o trabalho em equipe, a igualdade entre as\r\n
      redes de ensino e inúmeros estímulos para a construção do conhecimento. O objetivo principal do projeto\r\n
      OPI-Areia é despertar, nos alunos da rede pública e privada de ensino fundamental de Areia-PB, o interesse\r\n
      por jogos de lógica, matemática, computação e auxiliar na interpretação de texto, fator importante no\r\n
      contexto do ensino básico, atualmente, nesse Município. Estes objetivos são executados através de uma\r\n
      competição saudável que envolve desafios motivadores, troca de ideias, prática constante de atividades\r\n
      lúdicas, utilização de situações do cotidiano das crianças do brejo paraibano na contextualização das aulas e\r\n
      exercícios. Esse projeto promove diversos benefícios ao alunado do ensino Fundamental areense, uma vez\r\n
      que, comprovadamente, suas ações provocaram a diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho em\r\n
      disciplinas como Matemática, Ciências e Informática, e, também, promoveu a melhoria da autoestima de\r\n
      alunos que vivem em situação de elevada vulnerabilidade social. Esse trabalho descreve as atividades\r\n
      realizadas no projeto OPI-Areia, enfatizando a responsabilidade social existente no papel da Universidade\r\n
      para com a comunidade onde está inserida, possibilitando, também, a promoção da inclusão social dessa\r\n
      comunidade, contando com a parceria das gestoras escolares onde foi executado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS ESCOLARES, INCLUSÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID812_08092017204427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA,FELIPE"
    "autor_email" => "felipeferreiraii@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apesar da universalização do acesso ao ensino básico no Brasil, mostra-se necessária a utilização de artifícios que estimulem o aluno a uma melhor compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula. A implementação de estratégias diferenciadas, com abordagens metodológicas focadas no ensinoaprendizagem motivadoras, estimula e motiva os alunos em sala de aula. A Informática é um recurso utilizado para proporcionar construção de conhecimentos, a partir de interações e trocas de informações e vem sendo inserida na educação como forma de potencializar o aprendizado e construir uma escola voltada para a realidade. A OPI - Olimpíada Paraibana de Informática - se apresenta como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino, valorizando o aprendizado, o trabalho em equipe, a igualdade entre as redes de ensino e inúmeros estímulos para a construção do conhecimento. O objetivo principal do projeto OPI-Areia é despertar, nos alunos da rede pública e privada de ensino fundamental de Areia-PB, o interesse por jogos de lógica, matemática, computação e auxiliar na interpretação de texto, fator importante no contexto do ensino básico, atualmente, nesse Município. Estes objetivos são executados através de uma competição saudável que envolve desafios motivadores, troca de ideias, prática constante de atividades lúdicas, utilização de situações do cotidiano das crianças do brejo paraibano na contextualização das aulas e exercícios. Esse projeto promove diversos benefícios ao alunado do ensino Fundamental areense, uma vez que, comprovadamente, suas ações provocaram a diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho em disciplinas como Matemática, Ciências e Informática, e, também, promoveu a melhoria da autoestima de alunos que vivem em situação de elevada vulnerabilidade social. Esse trabalho descreve as atividades realizadas no projeto OPI-Areia, enfatizando a responsabilidade social existente no papel da Universidade para com a comunidade onde está inserida, possibilitando, também, a promoção da inclusão social dessa comunidade, contando com a parceria das gestoras escolares onde foi executado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.